• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Insegurança jurídica e os riscos de conflitos federativos - Advogado tributarista Eduardo Berbigier leva alerta e estratégia para o Motiva Piauí 2025

Nos dias 2 e 3 de outubro, o setor atacadista e distribuidor piauiense terá um importante encontro com o futuro tributário do país

Autor: Eduardo BerbigierFonte: De Assessoria de Imprensa

Nos dias 2 e 3 de outubro, o setor atacadista e distribuidor piauiense terá um importante encontro com o futuro tributário do país. O advogado tributarista Eduardo Berbigier e a equipe do escritório Berbigier Advogados estarão presentes no Motiva Piauí 2025, a mais importante feira do segmento, que será realizada no Centro de Convenções de Teresina. O Motiva Piauí chega à sua quinta edição consolidado como o maior evento do setor atacadista e distribuidor do estado, previsto para reunir cerca de 4 mil participantes. Promovido pela Associação Piauiense de Atacadistas e Distribuidores (APAD), o encontro visa fortalecer relações comerciais, gerar parcerias e oferecer conhecimento estratégico para empreendedores de diversos segmentos.

O tributarista será expositor no Painel Jurídico e Tributário (2/10), com uma palestra sobre os complexos desafios e impactos da Reforma Tributária (Emenda Constitucional 132/2023) para os setores atacadista e distribuidor, cruciais para a economia.

Na avaliação de Berbigier, ambos os setores devem se preparar imediatamente para um cenário de alta complexidade e custos elevados. Berbigier reforça que os principais desafios já estão postos e exigirão planejamento estratégico minucioso: "Os principais desafios da reforma tributária em andamento concentram-se na alta alíquota (projeção entre 26,5% a 28,5%), na sobrecarga do setor de serviços por não creditar custos com folha, e na complexa transição de sete anos que exigirá altos investimentos em tecnologia," afirma o especialista.

O advogado alerta ainda para a insegurança jurídica e os riscos de conflitos federativos sobre a gestão do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), um quadro que será "amplificado pela intensa guerra de lobbies que aumentando exceções elevará a carga de tantos outros."

O Berbigier Advogados terá um estande no Motiva Piauí 2025, oferecendo um ponto de apoio crucial para empresários e gestores. A iniciativa, somada à palestra, representa uma oportunidade única para o empresariado piauiense aprofundar o tema e obter um diagnóstico preciso das estratégias de adaptação à nova legislação tributária.

Eduardo Berbigier é advogado tributarista, especialista em Agronegócio, membro dos Comitês Juridico e Tributário da Sociedade Rural Brasileira e CEO do Berbigier Sociedade de Advogados.