• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Certificado digital para empresas: veja a importância e quais ter?

Você sabia que o certificado digital para empresas está se tornando cada vez mais importante? É que, por mais que a internet facilite a nossa vida, permitindo-nos fazer um monte de coisas a distância, existe um lado negativo: indivíduos mal intencionados são capazes de roubar dados, descobrir senhas e se fazerem passar por outras pessoas.

Você sabia que o certificado digital para empresas está se tornando cada vez mais importante? É que, por mais que a internet facilite a nossa vida, permitindo-nos fazer um monte de coisas a distância, existe um lado negativo: indivíduos mal intencionados são capazes de roubar dados, descobrir senhas e se fazerem passar por outras pessoas.

Quando conseguem isso, o empreendimento corre diversos riscos, como o de que esse indivíduo consiga fingir que é você, roubar sua identidade e tomar decisões sérias no seu lugar.

Parece até aqueles filmes de ação policial que de vez em quando passam na TV. Mas é apenas a dura realidade quando as empresas não investem em meios para se protegerem. Vamos, então, bater um papo sobre esse assunto tão sério?

O que é um certificado digital e para que serve?

O certificado digital é um documento eletrônico que representa a assinatura do usuário. Ele pode ser em formato de arquivo, cartão inteligente ou token. Sendo assim, o seu armazenamento fica em mídia digital.

Ele serve para assinar documentos na internet, para que as pessoas do lado de lá, que receberão o que você enviar, tenham a certeza de que foi feito realmente por você. Assim, dizem que a assinatura digital garante três princípios: a integridade, a autenticidade e o não repúdio.

A integridade significa que o documento não foi alterado após ter sido assinado. A autenticidade estabelece a validade da mensagem e do seu remetente. Já o princípio do não repúdio tem o objetivo de garantir que o autor não negue ter criado ou assinado o documento.

O dono do certificado recebe uma chave privada para elaborar e assinar o arquivo. O destinatário recebe uma chave pública, que permite apenas a visualização da mensagem. Ou seja: ele só pode dar uma lida, sem poder mexer em nada ali dentro.

Outra utilidade do certificado digital é a de proteger o documento. Só as pessoas que têm as chaves podem ler o que está ali dentro. A mensagem fica criptografada para todas as outras. Assim, podemos dizer que a chave pública é como se fosse um tradutor do conteúdo.

E a obrigatoriedade do certificado digital para empresas?

Agora, você deve estar pensando algo do tipo: “OK". Já estou começando a entender a funcionalidade disso. Mas eu sou mesmo obrigado a ter um?”

Eu respondo que depende. Empresas que atuam pelo lucro real e lucro presumido são obrigadas, sim.

Quanto ao MEI, existem algumas particularidades. Como regra geral, ele não é obrigado a ter. Contudo, se quiser emitir nota fiscal eletrônica, precisa avaliar se existe órgão público (da prefeitura ou da secretaria da fazenda) em sua cidade que forneça, de graça, o sistema emissor. Se existir, ele continua não sendo obrigado (mas pode mudar futuramente) a ter o certificado. Se não existir esse emissor público e ele for obrigado a usar um software particular, é obrigatório ter o certificado.

Quais as vantagens do certificado digital para empresas?

Bem, meu amigo, por tudo o que já relatei até aqui, você deve ter percebido o quanto um certificado digital para empresas é vantajoso, não é? Mas, para que fique bem claro, vamos comentar algumas dessas vantagens.

Maior credibilidade

Já que o documento vai com sua assinatura no final, a pessoa que o recebe pode ficar tranquila de que foi você quem produziu o teor da mensagem e que não se trata de um indivíduo tentando aplicar um golpe. O fato de você ter sua chave particular e o destinatário ter a chave pública garante essa confiança nos documentos.

Segurança das informações

Como não é possível o documento ser alterado por outra pessoa depois de você assiná-lo, isso fornece mais segurança. Você tem a tranquilidade de que se alguém por acaso tiver acesso a ele, essa pessoa não conseguirá lê-lo.

Já aquele que recebe sabe que o que está vendo ali não foi modificado durante o trajeto do envio. Isso é muito importante, principalmente em casos nos quais os gestores precisam lidar com documentos sigilosos.

Quais os tipos de certificado digital existentes para empresas?

Quanto aos tipos, os fundamentais são A1 e A3.

A1

Tem validade de um ano. Ele é armazenado como arquivo, no computador ou no smartphone. Por valer por pouco tempo, não é muito caro. No entanto, o fato de só existir por meio de arquivo pode restringir um pouco o seu uso.

Por exemplo, quando colocar a assinatura, a empresa só pode usar a chave privada pelo dispositivo em que ele estiver armazenado. Se estiver no computador, não é possível fazer pelo celular.

A3

Tem validade de três anos. Aqui já existem as opções token (um pendrive) ou cartão com leitora. Por isso, a empresa tem mais liberdade de usar o dispositivo que quiser. É um pouco mais caro que o A1, mas, após fazer as contas do seu custo proporcional e avaliar a autonomia de uso, ele pode compensar.

Certificado digital e-CNPJ

Tem a capacidade de atender a qualquer documento de uma empresa. Pode ser do tipo A1, com validade de um ano, ou A3, com validade de três anos.

Certificado digital NF-e

É usado apenas para assinar as notas fiscais da empresa. Essa é sua única função. Assim como o e-CNPJ, também pode ser A1 ou A3.

Token, cartão ou arquivo

Eles dizem respeito ao formato do documento em que se encontra o certificado digital. Para empresas, os de modelo token e cartão são os do tipo A3. Já o de arquivo é do tipo A1.

Como obter um certificado digital?

Primeiro, você precisa encontrar uma autoridade certificadora. Ela é responsável por emitir um certificado validado pela Receita Federal.

Não se esqueça de ter os documentos de identificação da empresa, nesse contato, como CNPJ e contrato social, além das identificações pessoais dos gestores responsáveis. Depois disso, é só aguardar até a empresa enviar o certificado, junto com as senhas e chaves de acesso.