• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Agora é oficial: 2ª fase do Open Banking está em operação; entenda como vai funcionar

No dia 13 de agosto começou a ser operada no Brasil a segunda fase do Open Banking, com objetivo de tornar as movimentações mais ágeis e convenientes aos clientes.

No dia 13 de agosto começou a ser operada no Brasil a segunda fase do Open Banking, sistema financeiro que irá possibilitar ao usuário o compartilhamento de informações entre os bancos, com objetivo de tornar as movimentações mais ágeis e convenientes aos clientes. A novidade é regulamentada pelo Banco Central, conta com a participação das grandes instituições bancárias de todo país e surge com a expectativa de trazer mais inovação e tecnologia para o consumidor, inclusive para os donos de micro e pequenos negócios.

Na segunda fase do Open Banking será aberta aos usuários a possibilidade de compartilhar primeiramente os seus dados cadastrais, em seguida, dados sobre as transações relacionadas às contas correntes, poupança ou de pessoa jurídica. Por último, será aberto o compartilhamento dos dados sobre cartões de crédito e empréstimos. O processo será feito de forma escalonada, com limites de quantidade de autorizações de compartilhamento, horários pré-definidos e tipos de informações a serem autorizadas. Tudo isso para garantir organização e estabilidade ao processo. É importante salientar que o compartilhamento será feito somente com o consentimento dos usuários, sendo que ele pode, em qualquer momento, suspender essa opção.

A analista de capitalização e serviços financeiros do Sebrae, Cristina Vieira, explica que o Open Banking é um movimento global de modernização das operações bancárias, focado na experiência com o cliente. “O Open Banking não é uma instituição, é um ecossistema que contará com a participação de vários bancos que farão a troca de informações, usando alta tecnologia de segurança de dados, para ofertar melhores serviços e produtos. O foco do sistema é justamente melhorar a relação dos bancos com o cliente, podendo criar produtos personalizados, de acordo com o que a pessoa mais precisa naquele momento”, afirma.

Possíveis usos, novos mercados
Imagine que o dono de um micro ou pequeno negócio está com a folha de pagamento do pessoal atrasada e decide fazer um empréstimo. Consciente, o empreendedor visitaria mais de um banco para conhecer as ofertas de crédito e taxas de juros, o que lhe demandaria tempo e ausência do seu empreendimento. Com o Open Banking, os empreendedores que quiserem, poderão autorizar o compartilhamento de seus dados bancários e ter na palma da mão todas as opções de crédito disponíveis no mercado para o seu momento.

Uma outra situação prevista, com o avanço do Open Banking, é a possibilidade do dono de micro ou pequeno negócio receber o pagamento de algum produto, através de um QR Code colocado no caixa de sua loja, mesmo que ele não tenha vínculo direto com a instituição bancária do cliente. Essa operação será efetivada através de um iniciador de pagamentos, tecnologia que fará a comunicação entre o comércio, os bancos e os consumidores.

“O Open Banking é uma novidade que irá revolucionar o mercado e toda a cadeia produtiva brasileira. Com o avanço das adesões aos compartilhamentos, certamente surgirão plataformas para quem economiza e quer investir em diferentes bancos, em diferentes modalidades. Ou para quem está endividado e quer renegociar as pendências com juros mais baixos. Passam a ser ainda mais necessários, por exemplo, aplicativos que centralizem produtos e serviços dos mais diversos bancos. O Open Banking trará competitividade ao relacionamento entre os bancos, sobretudo, dando plena autonomia ao cliente de escolher e comparar o que é melhor para o seu negócio”, complementa Cristina.