• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

4 passos para poupar e tirar os projetos do papel ainda em 2021

Segundo especialista do Ailos, aprender a administrar as finanças pessoais é o segredo para conseguir realizar sonhos até o fim do ano

Segundo especialista do Ailos, aprender a administrar as finanças pessoais é o segredo para conseguir realizar sonhos até o fim do ano

Chegado o segundo semestre, muita gente tem a sensação de que o tempo passou rápido demais e não conseguiu colocar o que queria em prática. Aliado a isso, o custo de vida ficou 4,57% mais caro no último ano, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como, então, poupar dinheiro para tirar os projetos do papel ainda em 2021? “O segredo é aprender a administrar as finanças pessoais”, diz o especialista em gestão de finanças do Sistema Ailos, Diogo Anderson Angioleti. Para ajudar, ele separou algumas dicas para que você mude sua relação com o dinheiro e termine o ano com algumas conquistas a mais no bolso. Confira:

Organização

Os meses passados serviram para aprendizado. Foque no futuro! Mapeie todos os ganhos e os gastos da sua família, incluindo prestações que você possa ter para o resto desse ano e até para o próximo. Registre tudo em uma planilha, aplicativo ou até em um caderno de anotações. Agrupe os tipos de gastos por semelhança, por exemplo: energia e água são do grupo “Habitação”. Assim fica mais fácil saber para onde está indo o seu dinheiro. Por último, faça uma análise e parta para a ação, avalie o que é desnecessário e afasta você de seu sonho.

Disciplina

Analise sua planilha de gastos. Se há algo supérfluo, itens que estão ali e facilmente podem ser substituídos e até eliminados. Seja claro e objetivo, e então estabeleça uma meta do que quer fazer até o fim do ano – seja um passeio, a troca de um eletrodoméstico ou a realização de qualquer outro sonho. Tenha clareza sobre o que quer, e faça metas possíveis de medir e acompanhar. Coloque um nome no seu investimento, por exemplo, “viagem com a família”. Poupar tendo um objetivo em mente nos ajuda a ter mais compromisso.

Conscientização

Um dos seus objetivos pode ser “sair do vermelho esse ano”, se você já está com dificuldades de pagar suas dívidas, gastando mais do que ganha, é preciso se conscientizar e agir. Mapeie as contas e priorize as que têm juros. Também avalie quais são mais fáceis de renegociar, garantindo mais tempo para quitá-las. Em último caso, é possível buscar crédito, porém, é preciso ter muito cuidado, já que com ele sua dívida não desaparece, ela apenas passa para outro local e é parcelada. Ao escolher essa opção, observe se a taxa de juros é menor que a taxa das dívidas atuais. Um bom exemplo disso é o crédito pessoal para pagar o crédito rotativo do cartão ou o cheque especial, por exemplo, que costumam ter os juros mais altos em qualquer instituição financeira. Acima de tudo, não faça novas dívidas desnecessárias, lembre-se que é uma fase e você vai vencer. Considere fazer rendas extras se necessário ou vender alguma coisa que está “sobrando” em casa. O ideal mesmo é ter uma reserva financeira para não passar por estes momentos de dificuldade.

Investimento

Por último, entenda que poupar e investir são duas coisas diferentes. Poupar é quando você gasta menos e guarda o dinheiro que sobrou naquele mês. Já investir é escolher um produto financeiro que mais se adeque ao seu perfil para gerar rentabilidade. Decida quanto vai investir, não menospreze o pouco que tiver e busque cultivar o hábito de sempre guardar algum dinheiro. Faça isso não com o que “sobra” – estabeleça um valor mensal e considere esse como sendo um “boleto para você”, para ter um futuro mais tranquilo.

Para escolher bem seu investimento, além de entender o seu perfil, observe três fatores. O primeiro é a pressa para usar o dinheiro, se ele estará disponível no tempo que precisa resgatar. Depois, veja se o tipo de investimento tem a possibilidade de ter perdas, como a bolsa de valores, por exemplo. Por fim, avalie qual é o rendimento que você espera receber. Lembre-se que grandes ganhos têm maiores riscos, por isso não vá na onda do momento, seja prudente. Diversifique! Não coloque todos os ovos numa cesta só, busque opções diferentes e lembre que investir é o ganho pela paciência e organização financeira. Comemore e aproveite o caminho, não espere só o final para fazer conferências. Estipule etapas de acompanhamento dos seus projetos de vida e ajuste-os à sua realidade. Ao ver o objetivo se transformando em realidade ainda em 2021, certamente você manterá esse compromisso no ano que vem.

Sobre o Ailos

Constituído em 2002, o Ailos é um Sistema de Cooperativas de Crédito e conta com mais de 1 milhão de cooperados, uma cooperativa central, 13 cooperativas singulares, mais de 200 postos de atendimento e mais de R$ 12 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui cerca de 4 mil colaboradores, contribuindo e promovendo o crescimento sustentável e desenvolvimento social das comunidades onde atua. As cooperativas singulares que compõem o Ailos são: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.