• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Conheça a regra dos 10 segundos para melhorar a comunicação nas empresas

Tática é simples e funciona em qualquer discussão em que os ânimos começam a se exaltar

A habilidade de comunicar uma visão e motivar as pessoas a seguir em direção a ela é a característica mais importante que um líder pode ter, na visão de Jason Aten, colunista da Inc. O problema é que a comunicação é difícil — ainda mais quando o assunto é delicado e causa emoções. Nesses casos, ele diz, a regra de 10 segundos pode mudar drasticamente qualquer conversa dentro de uma empresa.

É simples. Em qualquer conversa em que os ânimos começam a se exaltar, espere 10 segundos antes de responder. “Simplesmente pare. Não responda imediatamente. Em vez disso, espere e dê a si mesmo um momento para ser intencional em sua resposta, em vez de emocional. Não é mágica, mas você pode se surpreender ao ver como funciona bem. Aqui está o que quero dizer”, afirma o especialista.

Durante uma discussão acalorada, a pessoa que se sente ofendida irá responder negativamente, e o outro agirá pior — gerando o que Aten descreve como “ciclo louco”.
“Ao levar 10 segundos para parar e organizar seus pensamentos e emoções antes de responder, você congela o ciclo louco e tem a oportunidade de responder de forma diferente”, afirma.

Também é uma forma de desarmar a conversa com uma atitude inesperada. “Quando você para de alimentar uma resposta negativa no ciclo, a outra pessoa também tem tempo para organizar seus pensamentos e refletir sobre sua resposta. Isso significa que você pode realmente ter uma conversa em vez de um combate.”

Por fim, fazer uma pausa antes de responder lhe dá a chance de voltar a se concentrar nas pessoas com quem está se comunicando, não apenas no tópico. "Ao se comunicar com sua equipe, é útil lembrar que todos estão tentando cumprir a mesma missão", diz Aten. Mesmo discordando veementemente sobre um assunto, todos estão do mesmo lado.