• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Cultura positiva em TI: Como manter colaboradores motivados

Com a Cultura Positiva em TI, você garante que os profissionais estejam satisfeitos e tenham orgulho de pertencer ao time.

Com a Cultura Positiva em TI, você garante que os profissionais estejam satisfeitos e tenham orgulho de pertencer ao time.

Todos nós passamos uma grande parte do tempo em nosso ambiente de trabalho. E por isso, é muito importante que cada um dos envolvidos de um mesmo time estejam confortáveis. Todos se tornam responsáveis por desenvolver suas atividades e manter a rotina da equipe produtiva.

Quer saber como implantar a cultura positiva em sua empresa? Conheça as etapas e vantagens nesse post.

Pensar em um clima agradável é aumentar os resultados da empresa. Essa prática faz com que cada um dos profissionais de TI estejam satisfeitos por serem parte do negócio, a fim de terem orgulho de pertencer ao quadro de funcionários.

Uma gestão de TI, preocupada em aplicar uma cultura positiva à rotina de trabalho, garante aos seus colaboradores um ambiente de desenvolvimento contínuo, bem como o alcance da alta qualidade.

Abaixo, você vai entender melhor como implantar essa cultura positiva em sua gestão de TI, bem como, algumas características positivas dessa prática.

Pense em seu negócio a partir da cultura positiva

Ao criar o plano de negócios de sua empresa de MSP, antes de tudo, pense em traçar caminhos para que o a sua futura equipe encontre um ambiente de constante produtividade. Por isso, considere pensar em uma rotina de eficiência, com foco no desenvolvimento, a partir de boas práticas de convivência e incentivos aos colaboradores.

Usando esses princípios desde o início, ficará fácil manter esse padrão ao longo da história de seu negócio.

Contrate o profissional de TI por identificação

Tornar a cultura de sua empresa, positiva, é um processo que envolve todos os profissionais contratados. Por isso, é importante que cada um deles, além dos conhecimentos técnicos necessários para o desenvolvimento dos processos, estejam alinhados com os hábitos da empresa.
Estar de acordo, manter a troca de ideias e pensar de forma coletiva na manutenção dessa cultura é muito importante.

Para isso, reuniões de alinhamento, análises e feedbacks sobre os processos de trabalho e trocas contínuas de informações, são caminhos fáceis e possíveis para o time.

Portanto, profissionais que estejam de acordo com essas práticas agem de forma natural, para que o ambiente se mantenha inspirador.

Motive sua equipe de forma individual

É normal que ao desenvolver e implantar um plano de negócios de uma empresa de TI, ou se tornar parte da gerência do time, o profissional se torne um ponto de referência para os demais colaboradores.

Mas, para manter um ambiente de trabalho positivo, é importante reconhecer as metas e desejos particulares dos funcionários. Então, conhecer quais os planos e estimular cada um a atingir esses objetivos é uma forma interessante de contribuir com a motivação profissional.

Por isso, é fundamental saber identificar que cada um tem seu ritmo. Que alguns não almejam a posição de gerentes e outros, sonham e trabalham para isso. Que alguns têm um olhar mais amplo para a profissão e outros, são totalmente especializados em um tema.

Por fim, é justamente reconhecer que a união de todas essas características é o que produz as soluções técnicas necessárias para sua empresa.

Reconheça para incentivar

A rotina de trabalho em TI pode ser, por vezes, cansativa. A repetição dos processos exige uma alta concentração e por isso, levam os funcionários à níveis elevados de stress.

Portanto, incluir os colaboradores em projetos, os quais os interessam mais, é essencial. Além de promover a participação dos mesmos em eventos, cursos e atividades extras, incentivar a realização de cursos e adotar demais práticas de reconhecimento regular de trabalho. Tudo isso pode trazer quebras à rotina, proporcionando um resultado ainda melhor de trabalho.

Orgulho em pertencer!

Vestir a camisa da empresa é uma das frases mais comuns em debates sobre cultura organizacional positiva, porque é importante que os profissionais tenham orgulho por serem parte do time. Estejam interessados em trocar conhecimentos e experiências que podem tornar mais fáceis os processos de trabalho, e por fim, a rotina da empresa.

Funcionários engajados formam empresas inspiradoras. E mesmo que hajam algumas diferenças na forma de pensar, os profissionais se sentem parte do time e ficam por mais tempo na equipe.

Cultura positiva, metas alcançadas

Quando o incentivo à produtividade acontece de forma natural, a entrega fica muito mais simplificada e o cliente, muito mais satisfeito. Acreditar em seus colaboradores e deixar claro que eles são parte fundamental para sua empresa, torna-os mais confiantes. Eles passam a sentirem-se seguros sobre os processos, indicando ideias e oferecendo novas propostas.

Essa é uma matemática simples, uma vez que profissionais motivados tem alta capacidade de desenvolver soluções mais impactantes. Desde o atendimento, até a entrega, seu cliente certamente sentirá a diferença na seriedade dos seus serviços, agregando valor à satisfação sobre sua empresa. Acredite na cultura criativa, para alavancar a produtividade de seu time e tornar o local de trabalho, um lugar de busca por satisfação e resultados.