• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Como entender o Ser Cliente pode ajudar a oferecer os melhores serviços?

Uma das grandes dificuldades na hora de prospectar clientes é compreender quais são as suas reais demandas.

Uma das grandes dificuldades na hora de prospectar clientes é compreender quais são as suas reais demandas. Entender o cliente é fundamental para oferecer o melhor conjunto de serviços.

Fechar um acordo nem sempre é a garantia de manter um determinado cliente, uma vez que os serviços oferecidos podem não suprir a sua demanda real, o que levará ao rompimento da relação.

Por conta disso, perceber o que uma empresa precisa de verdade é a melhor forma de realizar parcerias com clientes que realmente se sentirão satisfeitos com o seu serviço, pois você entrega o que eles demandam. Entenda como fazer isso a seguir!

Criação de personas

O primeiro passo para definir relações de negócio nas quais as duas partes sejam realmente beneficiadas é a criação de uma persona, que representa o cliente fictício ideal de seu negócio. Provavelmente ele não existe, mas muitos leads terão algum fit com esse perfil.

Isso auxilia na filtragem dos possíveis clientes para a sua marca, garantindo uma retenção muito maior após o fechamento de um acordo. Afinal, sua empresa consegue ofertar todos os serviços que o cliente demanda.

Além disso, suas peças publicitárias e outras estratégias de marketing podem ser direcionadas diretamente para esse público-alvo, uma vez que a persona conta com hábitos que podem ser analisados.

Captação de informações relevantes ao público

Outro problema que enfrentamos ao prestar serviços de TI é deixar de fazer uma autoanálise de nosso time e do trabalho que está sendo desenvolvido com os clientes. Muitas vezes, focamos em pesquisas de opinião que pedem que o cliente responda com uma nota para o serviço prestado, geralmente indo de 0 a 10. Porém, isso não é sempre relevante.

Para que possamos nos adaptar e conhecer a realidade do cliente, precisamos captar informações relevantes como o motivo de ele não estar satisfeito, entender o que falta e o que não foi feito. Com base nessas informações qualitativas — e não quantitativas —, seus serviços gerenciados de TI poderão ser aprimorados e contribuir para uma melhor experiência do cliente.

Liberdade ao consumidor para emitir sugestões

Sua empresa busca opiniões de seus clientes sobre os serviços prestados? Não apenas avaliações sobre o que foi feito, mas dicas de como determinados processos podem ser melhorados, são de grande importância.

O cliente é o dono da demanda e, dessa forma, ninguém melhor que ele mesmo para mostrar para o seu time formas mais eficazes de atuar na prestação de serviços gerenciados de TI. Essa pesquisa, inclusive, pode ser feita durante o atendimento ao cliente.

Essa proatividade é necessária para que os serviços prestados pelo seu time estejam em constante evolução. Inclusive, é possível analisar algumas mudanças realizadas em determinados clientes e padronizá-las para que sejam utilizadas com outros.

Essas dicas também auxiliam você a conhecer quais são os seus reais clientes, reduzindo o churn e outros problemas que podem surgir entre seu time e os contratantes. Quando você começa a se preocupar em como entender o cliente, suas soluções começam a evoluir e sua empresa se torna capaz de gerar satisfação em todas as empresas atendidas.