• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Leia a carta de entidades empresariais sobre tensão política no Brasil

Texto é apontado como causa para a saída do Banco do Brasil e da Caixa do quadro da Febraban

Criado a partir de uma articulação entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o manifesto apontado como motivo para a saída do Banco do Brasil e da Caixa do quadro da Febraban, ainda no fim de semana, teve sua versão mais recente vazada e divulgada nesta segunda-feira (30) pelo jornal "O Globo".

A carta, assinada por cerca de 200 entidades de classe, incluindo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio), Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Associação Brasileira de Agronegócio (Abag), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e Instituto de Desenvolvimento do Varejo (IDV), seria publicada nesta terça (31), com o objetivo de expressar preocupação dos setores com "a escalada de tensões e hostilidades entre as autoridades públicas", pedindo harmonia na relação entre os Três Poderes.

A publicação, porém, foi suspensa por decisão do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, em meio à reação negativa do BB e da Caixa, contrários ao que consideram a manifestação de um posicionamento político da Febraban. Integrantes do Executivo, como o ministro da Economia, Paulo Guedes, viram no texto um ataque ao governo federal.

"A Praça é dos Três Poderes

A Praça dos Três Poderes encarna a representação arquitetônica da independência e harmonia entre o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, essência da República. Esse espaço foi construído formando um triangulo equilátero, cujos vértices são os edifícios- sede de cada um dos poderes.

Esta disposição deixa claro que nenhum dos prédios é superior em importância, nenhum invade o limite dos outros, um não pode prescindir dos demais. Em resumo, a harmonia tem de ser a regra entre eles.

Este princípio está presente de forma clara na Constituição Federal, pilar do ordenamento jurídico do país. Diante disso, é primordial que todos os ocupantes de cargos relevantes da República sigam o que a Constituição impõe.

As entidades da sociedade civil que assinam este manifesto veem com grande preocupação a escalada de tensões e hostilidades entre as autoridades públicas. O momento exige de todos serenidade, diálogo, pacificação política, estabilidade institucional e, sobretudo, foco em ações e medidas urgentes e necessárias para que o Brasil supere a pandemia, volte a crescer, a gerar empregos e assim possa reduzir as carências sociais que atingem amplos segmentos da população.

Mais do que nunca, o momento exige do Legislativo, do Executivo e do Judiciário aproximação e cooperação. Que cada um atue com responsabilidade nos limites de sua competência, obedecidos os preceitos estabelecidos em nossa Carta Magna. Este é o anseio da Nação brasileira."