• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Preços começam a ameaçar a se transformar em aumentos permanentes, diz Guedes

Ressaltou, porém, que o Banco Central já está correndo atrás de controlar a inflação via aumento dos juros básicos da economia.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, reconheceu nesta quarta-feira que uma alta antes pontual e transitória de preços “começa a ameaçar se transformar em aumentos permanentes”. Ressaltou, porém, que o Banco Central já está correndo atrás de controlar a inflação via aumento dos juros básicos da economia.

O índice oficial de inflação, medido pelo IPCA, chegou a 8,99% em 12 meses até julho, bem acima da meta perseguida para o ano, de 3,75% com 1,5 ponto porcentual de tolerância para mais ou para menos. O mercado já espera que a inflação rompa o teto da meta, que é de 5,25%.

Guedes ponderou que a inflação está subindo “no mundo inteiro” e citou o aumento de preços de commodities e a retração da oferta de bens e serviços devido à covid-19 como fatores por trás da pressão.

O ministro ainda criticou a repercussão dada a uma fala dele sobre o fato de a energia ficar mais cara. Em uma audiência no Senado Federal na última quinta-feira, 26, Guedes afirmou que “não adianta ficar sentado chorando” diante do aumento no preço da energia elétrica, em virtude da crise hídrica.

Um dia antes, outra declaração já havia repercutido. “Qual o problema agora que a energia vai ficar um pouco mais cara porque choveu menos?”, questionou o ministro na quarta-feira, 25.

Nesta quarta-feira, 1º de setembro, Guedes tentou se justificar. “Estava falando ‘não desanimem, preço da energia vai subir um pouco’. ‘Não adianta chorar’ foi a expressão que eu usei, aí tiram de contexto”, afirmou. “A verdade é que todos estamos lutando pelo Brasil”, acrescentou o ministro.

Segundo ele, há aspectos positivos que deveriam despertar o otimismo com o País, como a existência de R$ 544 bilhões em investimentos já contratados para os próximos dez anos. “Não é power point, previsão ou proposta. Já está assinado”, frisou.

Ele também elencou o cenário de juros menores e câmbio mais elevado, que favorece exportações. “Estamos indo para superávit comercial de quase US$ 100 bilhões no ano”, disse.