• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

É possível desistir da aposentadoria? Especialista explica

Vários brasileiros cometem o erro de escolher um caminho menos vantajoso para aposentaria por falta de um esclarecimento técnico prévio; entenda o processo

A desistência da aposentadoria é o ato de renúncia a benefício já concedido de aposentadoria. Independentemente de ação judicial, o direito à desistência é garantido pelo Regulamento da Previdência (art. 181-B, §2o do Decreto 3.048/99 com as alterações do Decreto 10.410/20).

São dois os requisitos (previstos no art. 181-B, §2o do Decreto 3.048/99 com as alterações do Decreto 10.410/20):

a) não ter recebido o primeiro pagamento da aposentadoria;

b) não ter feito o levantamento do FGTS (para quem tinha saldo de FGTS), já que a aposentadoria é uma das condições para o saque do FGTS.

Para os casos que se enquadram no Regulamento (mencionado acima) não há necessidade de judicialização, bastando o interessado fazer o requerimento administrativo no INSS.

Após a reforma de 2019, foram criados vários caminhos (as chamadas "regras de transição") para a concessão de aposentadoria aos filiados mais antigos da Previdência Social. Cada caminho estabelece requisitos específicos (pedágio, pontuação, idade mínima etc.) e leva a uma data diferente de elegibilidade para a aposentadoria. Portanto, a aposentadoria será concedida mais cedo ou mais tarde conforme o caminho percorrido. Além disso, cada um desses caminhos levará a uma aposentadoria com valor diferente. Portanto, o valor da aposentadoria será maior ou menor também em função do caminho percorrido, ou seja, da regra de transição que será seguida pelo segurado.

O planejamento previdenciário consiste em uma análise cuidadosa dos caminhos possíveis para a aposentadoria, apontando o melhor deles pelo critério de custo-benefício. Assim, o planejamento tem sua importância na medida em que permite ao segurado descobrir qual será a melhor aposentadoria possível e tomar todas as medidas necessárias para a sua efetivação.

Nunca foi uma tradição do povo brasileiro um planejamento da aposentadoria, pois as regras para se aposentar no Brasil não eram muito complicadas até o final dos anos 90. Entretanto, as leis previdenciárias editadas nas últimas duas décadas deixaram o assunto mais complexo. Por isso, principalmente após a reforma feita em 2019, tem aumentado muito o número de pessoas interessadas em fazer o planejamento previdenciário.

Para o segurado pedir a desistência junto ao INSS, é preciso preencher o formulário disponível no Portal Meu INSS e anexar ao requerimento uma Declaração da Caixa Econômica Federal atestando que não houve saque do FGTS. Em caso de indeferimento, cabe recurso para o Conselho de Recursos da Previdência Social. Havendo o indeferimento na instância recursal administrativa, não existe outra saída para a solução da controvérsia que não seja a via judicial.

Infelizmente, vários aposentados cometem o erro de escolher um caminho menos vantajoso para aposentaria por falta de um esclarecimento técnico prévio. Em muitos casos que chegam ao escritório, percebemos que faltaria para o cliente aguardar apenas alguns poucos meses para receber uma aposentadoria com valor muito mais alto. No entanto, como a aposentadoria torna-se irreversível após o primeiro pagamento, não há solução pacífica na via administrativa depois que o erro é cometido. Portanto, é importante que o estudo técnico seja feito de forma prévia à postulação do benefício no INSS.

* Vinícius Fluminhan é professor de Direito Previdenciário da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.