• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

5 dicas para evitar o burnout de colaboradores em sua empresa

Problemas de saúde mental vinculados ao trabalho se alastram em meio à pandemia

Não é só a Covid-19 que tem afetado a saúde da população de maneira alarmante. Segundo o Relatório da Felicidade Mundial, elaborado pelo instituto de pesquisas Gallup, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), as pessoas estão mais tristes e sofrendo mais do que nunca com depressão e ansiedade.

No Brasil, os dados são ainda mais preocupantes: o país, que ocupava a 22ª posição no ranking em 2017, caiu para o 41º lugar em 2020, com a menor média desde 2005. Um quadro crítico para uma nação considerada a segunda colocada em casos de depressão nas Américas (5,8% da população), atrás apenas dos EUA, além de ter 9,3% das pessoas diagnosticadas com síndromes relacionadas à ansiedade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Uma dessas síndromes relacionadas é o burnout, também chamado de esgotamento profissional. Trata-se de um estado de estresse extremo e crônico, geralmente provocado por sobrecarga ou excesso de trabalho. O termo em inglês significa "queimar algo até o fim", portanto quem sofre com a condição perde suas energias físicas e emocionais devido a uma rotina profissional desgastante.

Mas segundo a psicóloga, CEO e fundadora da Bee Touch - mental healthtech que mensura digitalmente riscos psicossociais que geram vulnerabilidade ao estresse e a problemas de saúde mental em empresas -, Ana Carolina Peuker, o burnout é evitável. "Recentemente nós vimos empresas como a Nike, Citibank e Bumble, por exemplo, adotando medidas importantes, como por exemplo afastar os colaboradores ao identificar sinais claros de esgotamento e até a diminuição do tempo das reuniões", explica.

Por ocasião do Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio e conscientização sobre problemas de saúde mental no Brasil, a especialista indicou orientações práticas para ajudar os gestores a agir de forma preventiva para evitar danos irreparáveis aos colaboradores:

1) Devolva o controle

Pequenas flexibilizações na carga horária de trabalho e oferta de autonomia ao trabalhador sobre como gerenciá-la podem aumentar seus níveis de bem-estar e sensação de controle sobre as suas tarefas. Para a saúde mental, essa flexibilização é de extrema importância.

2) Permita que as pessoas recarreguem

Ajude seus colaboradores a se desconectarem do trabalho. Mensagens no WhatsApp fora do expediente, demandas de última hora ao final do dia, entre outras ações que impedem o descanso, devem ser evitadas. Ajude-os a se conectarem com suas famílias e seus momentos de lazer, pois isso terá, certamente, um impacto positivo na vida laboral e pessoal deles.

3) Crie uma cultura de cuidado emocional

Em vez de esperar que as pessoas se esgotem, é melhor encorajá-las ao autocuidado e fornecer canais para que possam buscar ajuda precoce, antes de chegarem no estágio de exaustão. Conversar com os colaboradores, entender os problemas, até mesmo pessoais e profissionais é muito importante para identificar os primeiros sinais de burnout e depressão, por exemplo.

4) Forneça recursos sustentáveis para apoio psicológico

Programas corporativos de saúde mental podem trazer inúmeros benefícios para as pessoas e para a organização, incluindo a redução de custos por afastamentos e aumento do engajamento e da produtividade. Ações isoladas não são suficientes.

5) Promova uma cultura emocional positiva

Ambientes com maiores níveis de ansiedade e estresse fazem as pessoas assumirem perspectivas mais negativas e prejudicam a resolução de problemas. Por isso, é importante manter uma cultura de "segurança psicológica".