• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

5G no Brasil: Chega quando? Para que serve? Tire suas dúvidas sobre a nova rede

O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta sexta-feira (24) a minuta final do edital de licitação para a nova geração de internet no Brasil

O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta sexta-feira (24) a minuta final do edital de licitação para a nova geração de internet no Brasil, com tecnologia 5G. O leilão está marcado para o dia 4 de novembro.

O 5G, nova geração de internet móvel, promete conexão com mais velocidade, avanços de tecnologias e a possibilidade de ligar muitos objetos a internet ao mesmo tempo. A rede já funciona na Alemanha, China, Estados Unidos e Japão. No Brasil, o governo prepara o leilão das frequências antes do funcionamento da nova internet móvel.

Entenda:

O que é o 5G?

É a nova geração de internet móvel, uma evolução da conexão 4G atual. A previsão é de que ela terá mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzirá o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis. A evolução da rede vai permitir conectar muitos objetos na internet ao mesmo tempo, como celular, carro e relógio.

5G X 4G

“O 5G permitirá o tráfego de dados em altíssimas velocidades e com latência mais baixa, aproximadamente 1 milésimo de segundo. O 4G oferece suporte para vídeos, videoconferência, chamadas de voz, dando origem a diversos negócios não imaginados à época do seu lançamento. O 5G permitirá um mundo novo de possibilidades, aplicação de realidade aumentada para controle de processos produtivos, otimização da experiência para os usuários e muitas outras que hoje sequer são vislumbradas”, disse Marcos Ferrari, presidente executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Conexis).

O 5G promete tempo mínimo de resposta entre um aparelho e os servidores de internet, o tempo em ligações em vídeo quando é preciso esperar uns segundos até a conexão com a pessoa do outro lado.

“Atividades que dependem de grande volume de informação móvel, como baixar vídeos, serão melhoradas com essa cobertura. Empresas que fazem capacitação em vídeos e interação entre clientes serão beneficiadas”, explica Julian Tonioli, sócio da Auddas Consultoria Empresarial.

O que o 5G permite na prática?

O funcionamento dos carros autônomos, a telemedicina e as cirurgias remotas avançarão com o tempo de resposta do 5G.

“Será possível o advento de carros autônomos, casas e cidades inteligentes, Indústria 4.0 (com automação robótica de processos), o agro conectado, com chips em rebanhos e monitoramento de lavouras capazes de medir fertilidade e umidade do solo em tempo real, por exemplo”, explicou Ferrari.

“Games e transações financeiras também terão ganho de performance e resultados, possibilitando criação de negócios”, disse Tonioli.

Quando chegará ao Brasil?

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a previsão é de que o 5G funcione nas 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal em julho de 2022. Para todas as cidades do Brasil com mais de 30 mil habitantes, o prazo é julho de 2029. Após o leilão, as operadoras vencedoras terão de investir em infraestrutura para oferecer a conexão.

E o preço?

As operadoras de telecomunicação não cobram pelo tipo de tecnologia de rede, mas sim pela franquia de dados. O acesso ao 5G depende da cobertura e da compatibilidade dos celulares.

Funciona em qualquer celular?

É preciso ter um celular compatível com a tecnologia 5G.

O 4G vai acabar?

Não. Os celulares atuais continuarão funcionando nas redes 2G, 3G e 4G.