• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Tributos e burocracia são os maiores desafios para o crescimento do comércio, diz pesquisa

Estudo realizado pela CNDL e o Sebrae também mostra que varejistas estão buscando novos canais de vendas e informações para digitalização dos negócios

A alta carga tributária e a burocracia são apontadas por 86% dos varejistas como os principais desafios para o avanço da economia brasileira. Os números são resultado da pesquisa Desafio do Varejo, divulgada nesta terça-feira (28), durante o Fórum Nacional do Comércio, realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Sebrae.

O estudo mostrou ainda que as transformações relativas à digitalização e modernização dos processos de gestão dos negócios também são desafios para os comerciantes. Apesar de 67% se considerarem inovadores, 41% dos entrevistados revelam que tomam decisões relevantes baseados em intuição, abstraindo os dados de seus negócios.

Apesar disso, a grande maioria já está ciente da importância da digitalização dos negócios e tem buscado conhecimento sobre o assunto. 83% dos pesquisados conhecem os principais recursos tecnológicos disponíveis para o segmento. As ferramentas mais populares são os meios de pagamento online (Mercado Pago, PayPal, PagSeguro, etc), usadas por pelo menos 25%; seguidas por tecnologias de pós-venda e atendimento ao cliente (20%) e aplicações que favoreçam os processos de troca de mercadorias, que são usadas por 18%.

Em relação à presença digital dos negócios, Instagram e Facebook são as redes sociais mais usadas pelos varejistas, com índices de 61% e 58%, respectivamente. A pesquisa mostra ainda um movimento de ascensão dos novos canais de e-commerce. A maioria dos entrevistados (52%) pretende adotar um novo canal de vendas online nos próximos 12 meses.

Desafios no varejo pós-pandemia

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destacou a importância do resultado da pesquisa para a elaboração de políticas públicas e ações das instituições envolvidas para prestar auxílio aos micro e pequenos negócios no movimento de retomada da economia. "Desde o início da pandemia, o Sebrae fez doze pesquisas diretas sobre o comportamento das MPE, sem falar nos estudos em parceria. A conclusão é que os empreendedores precisam de investimentos na modernização do ambiente de negócios, através de ações de desburocratização, conhecimento para realizar a digitalização dos negócios e incentivos para acionarem crédito ou consultorias de forma orientada", declarou.

"No primeiro momento a pandemia nocauteou a todos. Entretanto, com a vacinação já estamos preparados para retomar as atividades com segurança. O Sebrae está aqui para servir ao comércio, à agricultura, à população como um todo", completou. Melles ressaltou o investimento do Sebrae nos protocolos de segurança para a retomada das atividades comerciais, nos cursos online gratuitos que bateram recorde de matrículas e nas parcerias com grandes instituições para fomentar a digitalização dos negócios.

Na oportunidade, o presidente da CNDL, José César da Costa, enfatizou a força dos comerciantes para a economia brasileira. Segundo ele, as ações da CNDL contemplam mais de 84% da população, com representação em mais de dois mil municípios. "A maioria da população brasileira é alcançada por nossos serviços. São os comerciantes, todos eles, de forma pulverizada, por todos os estados que têm contato com o cliente. Temos que usar esse poder de influência excepcional para retomarmos o crescimento", incentivou.