• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Como fazer o controle de banco de horas de forma eficiente?

O banco de horas é essencial para que a empresa consiga acompanhar a jornada de trabalho dos colaboradores e suas horas extras.

O banco de horas é essencial para que a empresa consiga acompanhar a jornada de trabalho dos colaboradores e suas horas extras. Um controle de banco de horas eficiente evita erros e possíveis problemas trabalhistas.

As horas extras dos funcionários precisam ser compensadas conforme as normas da organização ou acordos feitos com os órgãos representantes de classe.

Para que a compensação seja feita corretamente, é necessário um controle e acompanhamento constante do banco de horas.

Como fazer o controle de banco de horas?

O departamento de Recursos Humanos é o responsável por fazer o acompanhamento do banco de horas. Ele pode ser feito por meio de várias ferramentas, desde planilhas até softwares exclusivos para essa função.

O importante para ter um controle de banco de horas eficiente é acompanhar diariamente as seguintes informações:

— Carga horária dos funcionários;

— Hora de entrada e saída;

— Horas noturnas trabalhadas;

— Adicional de periculosidade;

— Registro de horas trabalhadas, horas extras e horas devidas;

— Relatório mensal de horas trabalhadas de cada funcionário;

— Relação entre horas trabalhadas e descontadas.

Apesar de ser utilizada há muito tempo, a planilha não é a ferramenta mais eficiente para fazer o controle do banco de horas.

Atualmente, a tecnologia assume papel de destaque no controle do ponto e das horas dos funcionários. Os sistemas de ponto eletrônico permitem acompanhar, em tempo real, a movimentação dos funcionários.

Além disso, eles podem ser combinados com softwares automatizados. Dessa forma, as informações do ponto são utilizadas pelo controle de horas e pela folha de pagamento.

Isso otimiza o trabalho do RH, diminui a quantidade de erros e traz mais confiança aos colaboradores.

Vantagens de um controle de banco de horas eficiente

Investir em tecnologia para melhorar o controle de banco de horas traz diversas vantagens para a empresa. Entre elas podemos destacar:

— Maior centralização das informações: os dados ficam disponíveis em uma mesma plataforma. Com isso, o acesso é mais rápido e as informações mais precisas. Os gestores não precisam navegar por diferentes planilhas para conseguir as informações de que necessitam.

— Atualização em tempo real: as informações coletadas pelos pontos eletrônicos são disponibilizadas automaticamente para os gestores. Assim, eles podem acompanhar a entrada e saída dos funcionários.

— Agilidade: o controle de banco de horas eficiente agiliza o trabalho do RH. Seja na hora de elaborar relatórios, fornecer informações aos colaboradores ou fazer os cálculos da folha de pagamento.

— Diminuição de erros: ao utilizar ferramentas tecnológicas para fazer um controle mais eficiente do banco de horas, diminui-se a quantidade de erros. Isso porque, as informações são adicionadas automaticamente e não pelos funcionários.

— Otimização do trabalho do RH: o controle eletrônico do banco de horas diminui a carga de trabalho dos profissionais do RH. Com isso, eles podem se dedicar a ações mais estratégicas para a empresa, melhorando a produtividade dos profissionais.

Conheça o FolhaCerta, aplicativo de gestão de funcionário e rotinas trabalhistas. Acesse nosso site, saiba mais sobre nossa ferramenta e agende uma demonstração.