• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Plano de sucessão bem definido é essencial para a saúde das empresas familiares

Segundo pesquisa, 70% dos negócios fecham as portas quando o fundador deixa de ser o administrador principal

Algumas pessoas na internet brincam dizendo que o brasileiro nasce com diploma de empreendedorismo, e podemos supor que isso é verdade: um levantamento realizado pela Globo em 2021 aponta que quase 60% dos brasileiros com menos de 30 anos querem ter seu próprio negócio. Além disso, boa parte tem uma veia empreendedora de família.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 90% das empresas brasileiras têm origem familiar e elas representam 65% do PIB Brasileiro. Com uma alta representatividade na movimentação da economia gerada por empresas familiares, é impossível não virar os holofotes para esse modelo de negócios, analisar profundamente o que representa e traçar estratégias para que seja cada vez mais saudável.

Ainda de acordo com o IBGE e Sebrae, 70% das empresas fecham as portas quando o fundador deixa de ser o administrador principal, indicando um problema frequente que atinge a saúde das empresas familiares: o não investimento em plano de sucessão.

Não ter um plano sucessório bem definido é um dos maiores erros das companhias familiares. Segundo uma pesquisa global da PwC (Price Water House Cooper) de 2018, 44% das empresas familiares no mundo não têm planejamento definido, o que reflete diretamente na longevidade do empreendimento.

A resistência em estabelecer um plano em empresas familiares pode estar diretamente relacionada ao apego emocional entre os membros da empresa. Não é à toa o estigma de perfil "problemático" que os empreendimentos familiares carregam.

Quando não há clareza nas funções que cada um ocupa, o negócio pode, sim, ser sinônimo de dor de cabeça e acontece uma série de problemas oriundos da dificuldade de separar as relações familiares e profissionais como, por exemplo, dar privilégios aos familiares, que vão desde promoções sem mérito até não separar o dinheiro da empresa e da família, nos casos mais graves.

Além de estabelecer claramente os planos de ação e divisão de funções, empresas familiares que sobrevivem são aquelas que estão abertas ao novo, e o Brasil tem um comportamento positivo em comparação ao resto do mundo: de acordo com a pesquisa global da PwC de 2021, mais de 60% das empresas brasileiras se dizem estar abertas a mudanças.

É possível concluir, então, que incluir políticas eficientes e planos de sucessão em empresas brasileiras não parece ser um problema geracional, e sim por falta de instrução. Apegar-se ao fato de que as mudanças são bem-vindas é o caminho para procurar ajuda em consultorias e estabelecer planos para garantir a longevidade do empreendimento.