• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

A inflação preocupa, mas há saída para suas finanças

É possível encontrar soluções simples e eficientes para resolver problemas financeiros

Um velho inimigo dos brasileiros acordou e voltou a assustar nos últimos meses: o dragão da inflação, capaz de queimar a renda e o poder de compra no país. O aumento dos preços em produtos e serviços básicos da população traz importantes consequências econômicas e sociais. A mudança de comportamento já é sentida em todos os bolsos. Mas a ótima novidade é que soluções financeiras estão disponíveis para as pessoas saírem menos prejudicadas desta crise.

É uma realidade que as gerações mais jovens não se recordam. Mas quem viveu o fim dos anos 1980 e início dos 1990 já acendeu o sinal de alerta com a elevação dos preços. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo IBGE, a inflação acumulada em 12 meses chegou a 9,68% - a maior alta desde 2016. Em 2021, o aumento é de 5,67%. A previsão, após vinte elevações consecutivas, é fechar o ano em 8% - bem acima dos 5,25% previsto pelo Banco Central.

Para além dos números, é o bolso dos brasileiros que está sentindo os efeitos. Os alimentos da cesta básica já consomem quase dois terços (65,32%) do salário mínimo no país, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Outros itens estão mais caros, como a energia elétrica, gás de cozinha e gasolina e produtos básicos pressionam a vida das famílias no país. Não à toa, 72,9% delas possuem alguma dívida – e muitas justamente para comprarem itens de primeira necessidade, como aponta pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Diante desse cenário, é necessário adotar medidas mais duras para garantir que a renda seja suficiente para pagar todas as contas no fim do mês. A mais importante delas, evidentemente, passa pela gestão financeira do orçamento familiar. Fazer uma planilha com todos os gastos e rendas é um primeiro passo, mas é necessário identificar custos e produtos que podem ser cortados neste momento. Isso também passa pela mudança de comportamento, adotando uma postura mais conservadora no consumo e deixando de comprar itens supérfluos.

São situações paliativas que devem ser complementares à renegociação dos gastos fixos e das dívidas. Se está difícil pagar antigas mensalidades, como escola dos filhos, internet e telefone celular, por exemplo, vale a pena renegociar a troca por planos mais em conta neste momento. É o que ocorre também com dívidas antigas. Em vez de estourar o Cheque Especial, busque outras opções para conseguir honrar seus compromissos sem arcar com juros elevados.

A alternativa, nestes casos, é "trocar" a dívida, isto é, buscar uma fonte de crédito que tenha melhores condições de pagamento e juros menores para pagar o endividamento já adquirido. Dessa forma, é possível consolidar diversas dívidas em uma só opção, facilitando a gestão financeira das famílias. Além disso, dependendo da modalidade escolhida, é possível alongar os prazos de pagamento e até usufruir de uma flexibilidade, como período de carência para o pagamento. A opção do home equity, em que o imóvel é dado como garantia, se encaixa nessa solução e surge como opção interessante para driblar o dragão da inflação.

Até porque o que não faltam hoje são alternativas viáveis de acesso a crédito no Brasil. Diferentemente dos anos 1980, quando os brasileiros praticamente não tinham recursos para solicitar crédito nas empresas credoras tradicionais, como os bancos, hoje as fintechs remodelaram todo o setor. É possível encontrar soluções bem mais simples e eficientes para resolver problemas financeiros, como os provocados pela alta dos preços. Basta encontrar o crédito certo para suas necessidades.

Por conta disso, o dragão da inflação preocupa, mas não assusta mais como antigamente. Graças à popularização das startups no mercado financeiro, é possível amenizar os impactos negativos desse período de instabilidade econômica. Quando a renda aperta, o crédito com juros menores e condições mais flexíveis de pagamentos pode (deve) ser um importante aliado dos brasileiros. Com ele, as pessoas podem ter carência de pagamento da primeira parcela e ter um respiro financeiro, além de encontrar taxas atrativas, que chegam a ser até 10x menores que o Cheque Especial. Assim, não só desafogam suas contas, como encontram a solidez financeira necessária para dar os próximos passos.