• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Erros ao fazer o PIX? Saiba como resolver rapidamente estas situações

Caso a pessoa passe por uma situação dessa, entenda o que pode ser feito.

Atualmente, o Pix é um dos sistemas de pagamentos mais utilizados no Brasil. Assim como acontece em outras operações existentes, o usuário pode passar por erros ao fazer o Pix. Caso a pessoa passe por uma situação dessa, entenda o que pode ser feito.

Erros ao fazer o Pix: Chave Pix não encontrada

Este problema porque aconteceu um erro na digitação, ou ainda porque a chave não foi cadastrada no sistema. Se essa hipótese acontecer, a instituição bancária precisa informar que a transação não foi feita porque a chave não foi encontrada.

Sendo assim, o usuário deve verificar se a chave foi digitada corretamente. Se o erro continuar, vale pedir novamente o código para a outra pessoa.

Chave Pix no formato errado

Neste caso, o problema acontece porque o usuário digitou o dado em um formato incompatível com os disponibilizados pelo sistema — CPF/CNPJ, número de celular, e-mail e chave aleatória.

A instituição precisa comunicar sobre a transação incompleta porque teve um problema no formato da chave Pix. Para a solução, será preciso revisar a chave digitada, de forma a assegurar que ela está em um formato válido e escrita da forma certa.

Erro na liquidação da transação

Geralmente, este problema ocorre pela falta de saldo suficiente na conta, porque a conta de quem vai receber está indisponível ou não existe, por falha técnica ou porque a pessoa ultrapassou o tempo limite. A instituição deve avisar que a transação não foi completada, e deve indicar qual foi o problema.

A solução depende do motivo que causou o erro na liquidação. Caso o saldo seja insuficiente, será preciso efetuar um depósito na conta, por exemplo. Se a conta estiver indisponível, vale verificar com a outra pessoa se existe algum problema.

Já caso tenha um uma falha técnica ou a transação aossou do tempo máximo para ser feita, é possível que o sistema esteja passando por oscilação. Nesta situação, é recomendável esperar um tempo — e tentar novamente.

Falha de comunicação com o sistema Pix

O problema significa que a instituição financeira não conseguir trocar informações com o Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT) do Banco Central. Este órgão possibilita a busca por detalhes de contas por meio das chaves.

Nesta situação, a instituição deve apontar que a transação não foi feita por conta de algum erro técnico ou de comunicação. Se o problema acontecer, é indicado esperar um pouco, pois o sistema deve estar passando por oscilação.

Problema com QR Code do Pix

Entre os motivos que causam esta situação, estão a chave inexistente ou a perda do prazo de validade do código.

Neste sentido, a instituição precisa informar que a transação não foi finalizada por conta de um problema técnico ou de comunicação — caso a chave não exista — ou pelo fato de que o QR Code não tem mais validade. A solução mais indicada é avisar o emissor do código sobre o erro, e solicitar um novo código.

Envio de Pix para a conta errada

Se o dinheiro foi enviado para o destino incorreto, é recomendável saber quem é o destinatário. Neste sentido, vale destacar que as chaves cadastradas têm informações do recebedor. Com isso, quem enviou a quantia pode explicar ao banco o ocorrido.

Caso obtenha o contato do recebedor, a pessoa pode pedir a devolução do dinheiro. Se a devolução não acontecer, ainda há a possibilidade de realizar um boletim de ocorrência.