• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

O que é um bom funcionário? Entenda o papel do Fit Cultural nesta definição

Em um levantamento recente feito pela Robert Half, 90% dos 300 líderes entrevistados declararam ter algum nível de preocupação com a capacidade de suas empresas de reter colaboradores.

Em um levantamento recente feito pela Robert Half, 90% dos 300 líderes entrevistados declararam ter algum nível de preocupação com a capacidade de suas empresas de reter colaboradores.

Esta preocupação costuma ser a realidade de vários empreendedores em diferentes setores, e aqueles que não compartilham dessa preocupação por algum motivo que não seja por terem um robusto plano de atração e retenção de profissionais, devem começar a pensar no assunto.

O diretor-geral da Robert Half na América do Sul, Fernando Mantovani, explica que caso seja apenas uma simples despreocupação, as empresas devem se atentar.

“Sugiro rever os seus conceitos e as práticas internas da organização, porque a constante disputa por profissionais de talento está cada vez mais acirrada e tende a afunilar mais nos próximos meses”, explica.

Retenção de profissionais de talento

Para o diretor-geral, talentoso é aquele profissional que tem sintonia com a cultura e os valores da empresa, cumpre as metas desejadas ou supera expectativas, além de ter as qualificações técnicas e comportamentais necessárias para o cargo que ocupa.

“Também valorizo muito aqueles dispostos a aprender e repassar conhecimentos, os que são donos do próprio desenvolvimento e com grande capacidade de autogerenciamento, senso de dono e disposição e rapidez para se adaptar ao novo”, acrescenta Mantovani.

A pesquisa também avaliou os principais desafios de 2022 relacionados à equipe, e 51% dos gestores responderam que a missão mais desafiadora será encontrar candidatos com habilidades certas para as vagas abertas.

Outra preocupação dos entrevistados foi sobre a necessidade de que essas pessoas tenham afinidade com a cultura organizacional da companhia.​

Por isso, a questão de conseguir reconhecer e reter profissionais talentosos passa a ser ainda mais relevante.

Importância da cultura organizacional

Segundo Mantovani, é possível dizer que a cultura organizacional é formada pelo conjunto de valores, crenças, propósitos e metodologias que guiam uma empresa e seus colaboradores no dia a dia.

“Quando bem definida e realmente colocada em prática, ela tem o poder de apoiar uma organização com relação à imagem que ela quer transmitir para as pessoas, da porta para dentro e para fora, incluindo os profissionais de talento. Com base nela, é possível, inclusive, definir estratégias de negócio, operação e de comunicação”, explica.

Quando se tem colaboradores que aprovam, abraçam e fomentam a cultura organizacional, o dia a dia da companhia tende a ganhar em fluidez, engajamento e produtividade.

“Além disso, quando se sentem parte do negócio e peças importantes no desenvolvimento da organização, essas pessoas tendem a se tornarem embaixadores naturais da companhia. Ou seja, ter uma cultura organizacional bem definida e colocada em prática gera ganhos para todos os lados”, finaliza Mantovani.

Com informações Robert Half