• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Como o Assessment tornou-se um importante aliado para o sucesso dos negócios

O diagnóstico no ambiente de TI em uma empresa pode abrir espaço para que sejam feitas modernizações em aplicações diversas, com mais segurança, baseando-se em dados e trazendo resultados efetivos, além de garantir uma redução de custos para os negócios

O investimento em novas tecnologias é uma tendência que precisa ser acompanhada em todos os segmentos do mercado, sendo mandatório para as organizações que querem se manter competitivas. Tanto é que, um estudo realizado pela International Data Corporation (IDC), com a participação de 389 representantes de empresas em todo o mundo, aponta que o investimento em soluções tecnológicas deve aumentar 11% até 2027.

Neste sentido, os gestores e líderes de companhias devem ter em mente que, ao iniciarem o processo de implementação de novas soluções em um espaço corporativo, é importante oferecer a devida atenção a todos os detalhes do ambiente de TI, para que essas inovações consigam exercer o seu potencial máximo. E, é neste momento, que o Assessment torna-se um importante aliado.

Em uma analogia cotidiana, este processo funciona, basicamente, como um check-up de saúde, porém no ambiente de TI. Da mesma maneira que se realiza um diagnóstico sobre o paciente a partir de exames, o Assessment efetua uma análise de todo o ambiente tecnológico de uma empresa, definindo os pontos fortes e fracos, quais aspectos necessitam de melhorias e fornecendo informações relevantes para que as tomadas de decisão das companhias sejam mais assertivas.

Os benefícios do Assessment para aceleração dos negócios

O diagnóstico no ambiente de TI em uma empresa pode abrir espaço para que sejam feitas modernizações em aplicações diversas, com mais segurança, baseando-se em dados e trazendo resultados efetivos, além de garantir uma redução de custos para os negócios. Um exemplo relevante de economia possibilitada por essa análise, é a gestão mais eficiente de softwares, especialmente no que diz respeito a licenças de aplicativos e renegociações de contratos desses programas, podendo gerar em uma economia anual de até 30%, segundo o Gartner.

E, diferentemente de um check-up médico, que na maioria das vezes são feitos quando algo está errado com a saúde, o Assessment pode ser realizado a qualquer momento, desde uma avaliação para projetar aprimoramentos no que já está relativamente em ordem, ou para otimizar algum setor com baixa performance, e até mesmo o diagnóstico do cenário de TI da empresa no momento da implementação de uma nova solução.

Para isso, é essencial contar com um parceiro experiente neste processo, uma vez que, após a realização do “check-up”, a empresa parceira e o seu cliente devem continuar próximos e em constante acompanhamento, para que questões como segurança e vulnerabilidade sejam analisadas de perto e toda sua jornada digital se desenvolva de forma apropriada. Além disso, os diagnósticos e relatórios gerados a partir da avaliação têm como objetivo otimizar experiência final do cliente, seja ela qual for.

Desta forma, analisar o ambiente de TI, seu tamanho e suas necessidades de implementação de soluções pode ser um grande diferencial competitivo para as empresas. Implementar novas soluções tecnológicas e não investir em Assessment é como “trabalhar no escuro” e pode ocasionar consequências negativas para as companhias, como problemas com migração, dimensionamento incorreto de recursos, workloads que não funcionam corretamente na nuvem e recursos mal geridos, incorrendo em gasto desnecessário. Sendo assim, minimizar esses possíveis riscos tornou-se um fator determinante para as organizações que precisam se manter fortes, seguras e ágeis em um mercado cada vez mais exigente.