• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

IR Solidário: organize seu final imposto e faça uma doação

A temporada da entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF está a todo vapor ...

A temporada da entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF está a todo vapor e as atividades quando realizadas com planejamento financeiro, podem trazer, além de lucro, um pouco mais de tranquilidade e também a oportunidade de praticar a solidariedade, beneficiando quem mais necessita.

Neste sentido, é possível fazer uma doação, optando pelo formulário de modelo completo na hora da prestação de contas. Trata-se do Imposto Solidário.

Além de um ato de solidariedade, a doação de parte do Imposto de Renda faz parte da cidadania. Nas destinações para crianças, adolescentes e idosos, por exemplo, atualmente, são 420 instituições cadastradas no Funcriança e 222 instituições de idosos que podem receber recursos do Fumid.

Para os interessados em praticar o bem, há uma conta, aberta em instituição financeira pública, vinculada ao respectivo fundo, característica para aplicar os recursos diretamente.

Passo a passo

Há possibilidades de destinar até 6% – para um único fundo – ou 3% para cada um dos fundos. Para isso, basta seguir o cronograma abaixo:

1 – Optar pela declaração no modelo completo.

2 – Preencher a guia Doações diretamente na Declaração, onde há uma aba chamada “Criança e Adolescente” e outra chamada “Idoso”.

3 – Automaticamente, o sistema calcula o valor a ser destinado ao fundo.

4 – Ao final, o programa emitirá um Documento de Arrecadação de Receitas Federais – Darf especial para esses valores.

5 – O contribuinte deve quitar o Darf, que será descontado do total devido, antes do fim do prazo de entrega da declaração, que neste ano termina em 31 de maio.

6 – No imposto a restituir, o valor é somado à restituição que será paga pelo governo nos lotes.