• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

A valorização da carreira técnica

A empresa é como um corpo humano, todas as áreas funcionam de forma independente, mas estão interligadas, por isso, é necessário que todas atuem com maestria para que tudo funcione bem

Jéssica Vidal e Pamela Vieira. O que essas duas profissionais têm em comum? Elas direcionaram suas carreiras e se destacam em áreas com predominância masculina: atuam na área técnica no setor de elevadores – integram a equipe de funcionários da Otis.

A Jéssica entrou na Otis por meio do programa de estágio técnico Rota Escola e, com sua dedicação e competência, chegou mais longe – foi a primeira ex-estagiária a assumir o cargo de supervisora de Serviços. A Otis atua em linha com o compromisso global da empresa, trabalhando constantemente para promover um ambiente diverso, igualitário e inclusivo. E essa política de inclusão está cada vez mais consolidada. Um desses exemplos é de que na última edição do Rota Escola o número de mulheres inscritas no processo de seleção aumentou em mais de 54% em comparação ao ano anterior.

Já a Pamela Vieira, que trabalha conosco na Otis desde 2009, hoje é supervisora de Instalação e foi uma das primeiras mulheres a ocupar este cargo. Podemos imaginar os inúmeros desafios que se colocaram à sua frente, já que o mercado ainda via com desconfiança mulheres supervisionando uma obra e montagem de novos equipamentos.

Aqui, as questões relacionadas à diversidade, equidade e inclusão são desenvolvidas na prática diária. Todas os(as) nossos(as) líderes no mundo receberam capacitação para disseminar que a inclusão seja uma realidade na Otis em todo o mundo. E estamos caminhando para essas conquistas, principalmente, na área técnica.

O essencial trabalho técnico

O elevador é um dos meios de transporte mais utilizados diariamente nos grandes centros urbanos em todo o mundo: seja nos prédios residenciais ou comerciais, a rotina de muita gente inclui entradas e saídas por este equipamento. Os elevadores são instalados durante a construção dos edifícios, mas e depois? É justamente neste momento que entram em cena os protagonistas que garantem o melhor funcionamento do equipamento e segurança dos usuários: os profissionais de campo, como a Jéssica e a Pamela. Esses profissionais são o cartão de visita da empresa junto a clientes e passageiros de cada equipamento pelo qual é responsável.

Importante ressaltar que durante a pandemia o fluxo diário, especialmente em condomínios residenciais, aumentou consideravelmente devido ao isolamento social e, mais do que nunca, os técnicos e as técnicas foram essenciais em todo o período mais crítico, possibilitando que inúmeras pessoas continuassem utilizando diariamente o equipamento em segurança.

Na Otis, a segurança é um dos nossos absolutos – é assim que chamamos os nossos valores – e técnicos são parte essencial para que esse pilar esteja presente em tudo o que fazemos.

Nas relações diárias, estes profissionais criam laços de confiança com síndicos (as), moradores e usuários desses condomínios. E essa capacidade de estabelecer uma boa relação interpessoal é fundamental para que o trabalho seja executado com eficiência. O perfil destes especialistas envolve muito além da formação técnica: exige também habilidades comportamentais.

E a rotina dos nossos técnicos ficou ainda mais efetiva com o avanço das tecnologias e a transformação digital. Hoje, na palma da mão, por meio de um aplicativo, eles (as) recebem e registram atualizações e informações de cada atendimento, o que ajuda a agilizar processos.

Ao contrário do que mostram as estatísticas – de acordo com dados do Ministério da Educação, o Ensino Médio Técnico cresceu aos modestos 17% nos últimos sete anos e sua representatividade é de apenas 8% de todos os estudantes do Ensino Médio – e do que muitos pensam, a carreira técnica é desejada e valorizada pelas corporações. Investimos no desenvolvimento desses profissionais. Só no Rota Escola, oferecemos mais de 1.200 horas de capacitação teórica e prática.

A empresa é como um corpo humano, todas as áreas funcionam de forma independente, mas estão interligadas, por isso, é necessário que todas atuem com maestria para que tudo funcione bem. E, neste contexto, técnicos e técnicas são o coração de uma empresa de elevadores – essenciais pelo seu trabalho e a personificação e a humanização da empresa que representa diariamente.