• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Maioria dos funcionários com Covid-19 não cumpriram licença médica

O home office dificultou o cumprimento de licenças médicas durante a pandemia de coronavírus.

A tecnologia facilitou o trabalho durante o período de isolamento social, provocado pela pandemia de coronavírus.

Se por um lado as reuniões online, como o Zoom, e os canais de comunicação, como o Slack, facilitaram o trabalho durante o isolamento social, também tornaram mais difícil que colaboradores contaminados com Covid-19 tirassem dias de licença médica.

De acordo com a executiva-chefe da Working Families - um grupo em defesa de assalariados -, Jane van Zyl, “precisamos ter em mente que a lição da pandemia é o trabalho flexível, e não o trabalho o tempo todo.”

Licença médica

Em 2021, no Reino Unido, a Agência de Estatísticas Nacionais divulgou o menor patamar histórico no número de dias em que as pessoas se ausentaram do trabalho. A proporção caiu de 3,1% de horas de trabalho perdidas em razão de faltas por doença em 1995 para 1,8% em 2020.

A agência apontou como causas prováveis para a queda os programas de licença remunerada em estabelecimentos obrigados a fechar durante o lockdown e o trabalho remoto, dois fatores que contiveram a propagação de vírus como a gripe.

Por outro lado, o Chartered Institute of Personnel and Development,órgão de profissionais de recursos humanos, concluiu que a maioria das pessoas que consultou (84%) apontou como motivo o “presenteísmo” - quando as pessoas trabalham mesmo estando doentes.

Nos Estados Unidos, pesquisa de 2020 mostrou que os trabalhadores tinham menor propensão a tirar folgas quando trabalhavam em casa por acreditarem que pedir licença nessa situação seria mal visto pelos empregadores.

Pesquisas pré-pandemia em uma empresa chinesa cujos funcionários trabalhavam de forma remota também mostraram que eles tiravam menos dias de licença médica.

Risco ao bem-estar

A pandemia mudou a atitude dos empregadores em relação às doenças, segundo a professora de administração na Bayes Business School, da Universidade de Londres, Laura Empson.

“Está se tornando possível dizer, ‘preciso dar uma parada pelo meu bem-estar mental’. Não é que seja normal dizer isso, mas pelo menos está sendo dito. Coisas que eram inimagináveis antes da Covid, agora são pelo menos possíveis, ainda que não aceitáveis”, afirma.

O executivo-chefe da GoodShape - empresa especializada em bem-estar -, Alun Baker, diz que “o risco financeiro, empresarial e pessoal de trabalhar quando não se está bem fisicamente ou mentalmente é significativo”. Isso deveria encorajar empregadores a propagarem uma cultura “garantindo que os funcionários não se sintam pressionados a trabalhar a todo custo”.

Fonte: Valor Econômico