• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Pequenas e Médias Empresas: conheça 3 ferramentas de RH para impulsionar a transformação digital

A adoção de novas tecnologias é uma das principais responsáveis por gerar vantagens competitivas e garantir a sustentabilidade do negócio a partir da gestão de pessoas

As relações de trabalho sofreram muitas modificações nos últimos dois anos devido à pandemia e as empresas precisaram se adaptar para manter o funcionamento dos negócios. É inegável que as necessidades impostas naquele momento, anteciparam tendências e trouxeram muitos avanços, além de um protagonismo aos profissionais de RH e às lideranças que tiveram a responsabilidade de gerir todo esse processo de transformação digital dentro das organizações.

Diante desse cenário, intensificou também a busca pela digitalização da área de Gestão de Pessoas a fim de obter benefícios como maior agilidade e assertividade, produtividade e mobilidade, engajamento dos colaboradores, decisões baseadas em dados e segurança das informações, tornando possível não só o modelo de trabalho presencial, mas também à distância ou híbrido.

Deixar de seguir padrões de uma gestão tradicional e operacional para uma mais estratégica e digital se tornou indispensável. Agora, automatizar processos, simplificar a rotina das pessoas e integrar diversos sistemas como recrutamento e seleção, gestão de benefícios, folha de pagamento, controle de ponto e avaliação de desempenho, não são mais projetos futuros e sim prioridades.

Segundo pesquisa encomendada pela Microsoft à agência Edelman, realizada com mais de 500 empresas de pequeno e médio porte, 78% dos entrevistados apontaram a adoção de novas tecnologias como a mudança mais fácil para a recuperação econômica após a pandemia. Portanto, encarar os desafios da transformação digital é fundamental para gerar vantagem competitiva no mercado.

Mas como o RH pode se tornar inovador e ser o propulsor dessa transformação nas organizações? Entender que essas mudanças podem começar aos poucos, de forma simples e evolutiva, é o primeiro passo. Afinal: quais ferramentas e soluções podem ajudar a evitar problemas comuns de gestão enfrentados hoje, como queda de produtividade, retrabalho, rotinas cansativas e atividades manuais? A virada de chave é pensar a tecnologia como aliada, capaz de se adaptar a diferentes realidades e impulsionar o crescimento do negócio de forma estratégica e com foco nas pessoas.

3 ferramentas indispensáveis para o setor de RH avançar na automação de processos

Folha de Pagamento na nuvem

Implementar uma solução de folha de pagamento na nuvem é indispensável para empresas que estão no caminho da transformação digital. Ela possibilita mais segurança e flexibilidade para a criação de cálculos e regras, que são demandas básicas do RH, além da rápida adaptabilidade às mudanças da legislação. Outras vantagens são: confiabilidade das informações, economia de tempo e alto desempenho no processamento de rotinas, seja uma empresa com 100, 1.000 ou mais colaboradores.

Aplicativo de Autoatendimento

Com um portal e aplicativo de autoatendimento de RH, é possível desafogar a área de gestão de pessoas das atividades operacionais, dando autonomia ao próprio colaborador em conseguir extrair suas informações de qualquer lugar, em tempo real e de acordo com as suas necessidades.

O Gen.te Agrega – Autoatendimento da LG lugar de gente é um exemplo de solução que permite ao colaborador solicitar férias, consultar demonstrativo de pagamento e informe de rendimentos, acompanhar atividades pendentes como treinamentos não realizados, avaliações não respondidas, comunicados, pesquisas e enquetes. Tudo isso de forma prática e ágil.

Ponto Digital

Com as diversas transformações no mercado e nos formatos de trabalho, como presencial, à distância ou híbrido, a utilização do controle de ponto digital também se tornou uma opção simples e efetiva para facilitar a rotina do RH e de gestores para monitorar a frequência e os horários dos colaboradores.

A ferramenta Gen.te Monitora – Ponto, por exemplo, garante mais automação e menos burocracia para o processo, já que possibilita comprovar as horas trabalhadas. Além disso, facilita o cumprimento da lei, evita possíveis sanções e diminui custos operacionais.

RH Digital para qualquer negócio

Entendendo o impacto das soluções listadas acima para o crescimento de qualquer negócio e percebendo o aumento das demandas de pequenas e médias empresas por inovação, a LG lugar de gente, especializada em soluções tecnológicas para RH, traz para o mercado a LG Simplifica, plataforma digital que otimiza a gestão de pessoas desse nicho de mercado de ponta a ponta.

“A nova oferta simplificada atende pilares importantes da organização, entre eles: recrutar, remunerar, monitorar, engajar, gerenciar e treinar, com soluções que vão da Folha de Pagamento a Gestão de Desempenho e Desenvolvimento”, explica Viviane Lacerda, Diretora de Operações na LG lugar de gente.

O objetivo é descomplicar o dia a dia do RH, durante todo a jornada do colaborador na empresa, por meio de uma única plataforma totalmente integrada, que permite uma visão unificada dos processos de gestão de pessoas com um investimento acessível.

“Com o apoio das soluções, a empresa pode começar de onde está e com os recursos que possui, evoluindo aos poucos, pois a oferta é totalmente adaptável às demandas das PMEs. Queremos apoiar e contribuir com o crescimento dessas organizações”, reforça Viviane, que já acompanha a transformação digital de diversas PMEs no Brasil.