• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

A importância da gestão humana para a estratégia de negócio

Um RH moderno e interligado à Liderança passou a ser essencial para o cumprimento dos objetivos das companhias

O posicionamento da área de Recursos Humanos nas empresas evoluiu ao longo dos anos. Antes, o departamento era focado em tarefas burocráticas e administrativas para contratar, pagar e demitir. Hoje, a competição por talentos, muitas vezes escassos a depender do segmento, implica na necessidade de sofisticação da gestão de pessoas, visando atrair os melhores profissionais, promover seu desenvolvimento e sua retenção dentro das organizações.

Esse gerenciamento dos profissionais passa a fazer parte da agenda estratégica das companhias, pois é uma ferramenta essencial para a prosperidade sustentável dos negócios. No entanto, nesse cenário surgem algumas questões: as decisões de RH são tomadas visando de fato uma vantagem competitiva atrelada a estratégia de negócio? Os líderes de Recursos Humanos estão preparados para construir uma relação de proximidade junto ao C-Level para propor soluções que alavanquem os resultados? De fato, a área é considerada protagonista nas principais decisões de negócio das organizações? Ao analisarmos o contexto em que as empresas estão inseridas, percebemos que o clima instável e volátil requer delas atitudes estratégicas, nas quais a colaboração do RH pode ser valiosa.

Vivemos em um momento de crises política e econômica no mundo, com elevação de preços que impactam toda a cadeia produtiva, além de uma readaptação das companhias aos novos modelos de trabalho e implementação cada vez mais acelerada da tecnologia nas formas de fazer negócio. Há também a exigência por negócios cada vez mais sustentáveis, assegurando ambientes diversos e plurais, que representem a sociedade com equidade.

Insistir em modelos rígidos de gestão, com base em comando e controle, ou até não considerar a relevância da gestão de pessoas como uma das prioridades fundamentais, poderá levar uma organização ao fracasso no curto e médio prazo. Por isso, as áreas de RH precisam reinventar suas práticas de gestão humana.

Modernizar os processos alinhando às tendências sociais e geracionais; investir em tecnologia e inteligência artificial para minimizar atividades burocráticas; proporcionar modelos mais flexíveis de atuação profissional e permitir decisões baseadas em análise de dados chave para análises preditivas de força de trabalho; capacitar profissionais para uma atuação cada vez mais imersa em recursos e realidades tecnológicas; e colocar em prática uma agenda de diversidade e inclusão sólida e conectada com a necessidade de construção da sucessão para o futuro da empresa.

O cumprimento dessas ações, somado a um RH conectado à Liderança, influente nas decisões e com modelo de trabalho atrelado à estratégia de negócio, ajuda as organizações a se anteciparem às tendências e prepararem seus times para viverem em um mundo cada vez mais volátil, mutável e incerto.