• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Dias das Mães: celebre com dicas para o empreendedorismo materno

“Mãe é Mãe” é uma expressão que ninguém ousa discutir, não é verdade? Uma frase pequena, com um substantivo repetido, dividido por um único verbo e fim.

“Mãe é Mãe” é uma expressão que ninguém ousa discutir, não é verdade? Uma frase pequena, com um substantivo repetido, dividido por um único verbo e fim. Está dito! Está claro! Não se discute! E quando, além de mãe, a genitora dá outro sentido ao verbo latino “creare”, amigo próximo do “crescere”, e ousa [como muitos julgam] empreender? Quanto desafio! O Dia das Mães está logo aí, então, é tempo de celebrar as nossas matriarcas e agradecê-las pela vida! E aproveitamos a data para trazer dicas para as “ousadas” mães empreendedoras. Um brinde, mamães!

Sonhar + planejar = realizar

“De sonhar ninguém se cansa”, diria o poeta Fernando Pessoa. Mas não podemos negar, a rotina maternal, muitas vezes, impede que os sonhos venham à mente. Afinal, dependendo da fase da maternidade, dormir se torna um luxo e até mesmo “sonhar acordado” pode virar algo raro, já que a vida entra meio que no modo automático para dar conta de tudo o que a maternidade contempla.

Mas, se mesmo diante deste necessário, você logrou sonhar em abrir um negócio próprio…. Ó glória! Que bênção! Vamos celebrar! Desfrute do sonho e, aos poucos, passe para a segunda etapa: planejar. Na rotina maluca da maternidade [cheia de imprevistos], faça o esforço para deixar um tempo para planejar e estruturar o negócio. E, com a paciência de quem esperou 40 semanas para ver o filho nascer, vá semana a semana estruturando o seu projeto. Ou melhor, gestando mais um filho!

Aqui, é importante lembrar que é a soma do sonhar com o planejar que trará o seu negócio à luz. Então, como já deve ter cansado de ouvir nestes últimos tempos: “Curta cada etapa do processo”.

Rotina, rotina, rotina

Se o pediatra já lhe disse que a rotina pode ser essencial nos primeiros anos do seu bebê, aproveite a deixa para criar uma rotina para o seu empreendimento. Como dissemos, quem lida com crianças, sabe que surgem muitos imprevistos no caminho. Por isso também, é importante deixar um espaço do seu tempo diário reservado para tocar o seu negócio.

É claro que, vez ou outra, você terá que fazer adaptações e, inclusive, esteja aberta a elas. Resiliência é palavra da moda, mas não há quem negue que a maternidade tem o potencial de deixar a pessoa mais resiliente, não é mesmo? Que dirá uma mãe e empreendedora!

Aceite ajuda! Olha a rede aí, gente!

Você é mãe, é empreendedora, enfrenta diariamente desafios do universo feminino e acha pouco? É muita coisa para administrar! Se permita receber ajuda. Se possível, coloque a sua rede de apoio em ação. Companheiro, companheira, familiares, amigos, empregados, entre outros, podem fazer a diferença para que o seu sonho vire realidade.

E é bom que se diga, existem vários tipos de ajuda. Tanto em relação à maternidade em si, como para o seu empreendimento. Então, conte com a rede, pois você merece e precisa receber apoio!

Tecnologia para otimizar o tempo

Administrar o tempo é um dos grandes desafios de mães empreendedoras. E, qualquer oportunidade que surge para otimizar os processos, deve ser aproveitada. Por isso, uma ótima ideia é contar com um software de gestão. Imagine que você pode ter na palma da mão: ferramentas de gestão, controle do estoque, emissor de nota fiscal, acesso a relatórios, controle das vendas e pedidos, loja virtual, entre outras facilidades.