• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Carreira e vida pessoal: será que ainda dá para separar?

Bruno da Matta Machado, Headhunter e sócio da Tailor, uma das maiores do Brasil em recrutamento executivo

Por um tempo, muita gente relutou. Seria possível, mesmo com a revolução digital, o apelo das redes sociais e as mudanças disruptivas dos formatos de trabalho, manter a separação entre vida pessoal e profissional?

Muitos tentaram e, talvez, tenham ficado um pouco à margem das novas tendências. Não que haja problema nisso, mas o ponto aqui é outro.

Depois que todos passamos a produzir conteúdo e, de alguma forma, patrocinarmos nossas causas, opiniões e gostos, as redes sociais nunca mais deixaram com que separássemos (ao menos por completo) nosso lado profissional do pessoal.

Novas responsabilidades desta exposição vieram com alguns benefícios, claro. A questão é que a forma com que conduzimos nossas relações profissionais, que antes de tudo são pessoais — afinal, lidamos com gente o tempo todo —, nos levou à necessidade de outro nível de posicionamento.

Em uma empresa de recrutamento executivo como a Tailor, onde lidamos com grandes players da indústria e do meio corporativo, a nossa visão do profissional como um todo – ou seja, como pessoa que conduz não só sua carreira, mas conecta seu estilo de vida a ela – teve que ser remodelada. E, na verdade, este é um processo em constante transformação.

Acreditamos, sem demagogia, que propósito (e não falamos aqui no sentido romântico) deve estar alinhado com a capacidade técnica e qualitativa do profissional. Não dá mais para separar o ser humano e o indivíduo de sua condição de condutor da marca de uma corporação. Mesmo que ele ache que não esteja fazendo isso.

Não é que tudo precise se fundir sempre e ainda há limites (aceitáveis e necessários) entre vida privada e profissional. Mas, certamente, a forma como você administra a sua marca pessoal, principalmente quando lida com cargos de alta responsabilidade e liderança, vai dizer muito sobre sua carreira — e vice-versa.

Na Tailor, a gente sabe que toda esta análise é complexa e não nos achamos donos da verdade para responder todas as perguntas, mas uma coisa é certa: no final do dia, o cargo, a empresa e tudo que vem disso são uma construção integrada feita por um único elemento — GENTE.

Voltamos no começo e deixamos mais perguntas do que respostas desta vez: será que ainda dá para separar carreira e vida pessoal?