• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Lei de Garantias beneficia empreendedor, diz Ipea

Com a lei das garantias, empreendedores brasileiros terão acesso facilitado a crédito.

Com o crédito, os empreendedores poderão desenvolver seu potencial, de acordo com o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marco Cavalcanti. “Haverá impacto na renda per capita e na produtividade.”

A afirmação é baseada em uma série de estudos sobre crédito, reunidos no texto “Medidas Recentes para Redução de Imperfeições do Mercado de Crédito Brasileiro: Visão Geral e Considerações sobre Impactos Potenciais''.

Mercado de crédito

Para o especialista, as distorções no mercado de crédito estão entre as principais fragilidades da economia brasileira. Dificultam que o país retome uma taxa de crescimento sustentada e elevada.

O volume de operações no mercado brasileiro é baixo em comparação a países de renda alta e média, afirmou. Além disso, os custos dos empréstimos são um “ponto fora da curva”, disse, por serem muito mais elevados que o padrão mundial.

Outro problema é a distribuição desigual dos recursos. “Principalmente pequenos e médios empreendedores têm muito pouco acesso ao crédito”, destacou.

Uma das causas desse quadro é o sistema de garantias brasileiro. “Tem de ser seguro do ponto de vista do emprestador”, disse Cavalcanti. “O banco tem de ter segurança de quanto vale a garantia, se ela é líquida ou não.”

Um dos estudos citados no texto, realizado em 2009 por Rainer Haselmann e outros, avaliou 12 economias em transição e concluiu que o fortalecimento das garantias aos bancos eleva a oferta de crédito.

Nesse mesmo trabalho, foram avaliados os efeitos de mudanças nas legislações de falências e de garantias. Segundo os autores, a segunda produziu efeitos mais fortes, além de favorecer mais os consumidores e as pequenas empresas.

Lei de garantias

O projeto de lei (PL) a ser votado busca fortalecer a segurança dos bancos por meio das Instituições Gestoras de Garantias (IGGs). São espécies intermediárias entre emprestador e tomador que vão tirar dos bancos a tarefa de administrar as garantias.

Com o objetivo de beneficiar o tomador de crédito, as IGGs vão dar condições para que um bem dado em garantia possa dar cobertura a mais de uma operação, à medida em que a dívida for sendo quitada.

Fonte: Valor Econômico