• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

7 métodos essenciais para uma boa gestão humanizada nas empresas

Entenda a importância de incorporar um papel de liderança humanizada e dicas de método para implementá-la na política da sua empresa de forma eficaz

Praticar uma gestão humanizada dentro das empresas é crucial para obter resultados e sucesso. Afinal, nada melhor do que uma equipe feliz e trabalhando em um ambiente saudável. Portanto, é essencial adotar métodos de liderança mais humanos, a fim de, para além do lucro, conquistar e tornar o colaborador parte da empresa. Isso não significa se tornar uma instituição livre de erros, mas sim capaz de aprender com todos eles e passar conhecimento aos colaboradores, adotando, ainda, um papel de líder presente, observador e empático.

Ou seja, é preciso ser ouvido e estar a postos para entender e visualizar todo o processo produtivo da empresa. Nesse cenário, conforme Sandro Gonzalez, presidente do Conselho da Holding Transpes, empresa do setor de logística e transporte, e autor do livro “O valor das pessoas”, no qual reflete e detalha seu método de gestão de pessoas, a gestão humanizada deve ser pautada na cultura da organização. A empresa em si precisa ser humana e pessoal, e não apenas criar programas.

“Ter um programa de gestão humanizada que não seja lastreado em uma cultura humanizada é fadado ao fracasso”, opina o empresário e CEO, já eleito como o mais admirado do Brasil pela Você S/A e como um dos 25 melhores CEOs do país pela Forbes. Não à toa, ele dá 7 dicas essenciais para incorporar uma boa gestão humanizada nas empresas e, claro, uma liderança de sucesso. Confira:

1- Meça a felicidade de seus colaboradores e use como termômetro!

A neurociência comprova que um funcionário feliz em um ambiente saudável de trabalho entrega até 20% mais do que um funcionário infeliz em um ambiente tóxico. Ou seja, sobre as mesmas competências, com os mesmos protocolos e processos, no mesmo ecossistema, alguém que está feliz e gravita em um ambiente saudável entrega mais do que alguém que está insatisfeito, triste, angustiado ou depressivo. Assim, incorporar pesquisas que meçam a felicidade dos funcionários é muito importante para entender o clima organizacional da empresa e o que se faz necessário ajustar. Afinal, pessoas são dinâmicas e mudanças são importantes para alinhar o que “não funciona mais”. As pesquisas devem ser abrangentes e direcionadas pelo RH.

2- Aprenda com os erros/derrotas e repasse conhecimento

Um dos maiores e mais trágicos acontecimentos do século XX foi o naufrágio do Titanic. Essa e outras tragédias podem ajudar a explorar detalhes úteis para o aprendizado sobre liderança. Isso porque há vezes que a derrota e fracassos podem ensinar mais do que as vitórias. Dessa história é possível extrair seis princípios que podem gerar lições para uma gestão de sucesso, como o perigo da soberba ou arrogância, o perigo do individualismo, o perigo da procrastinação, cuidado com a falta de integridade, o perigo da obsolescência e a falta de um planejamento. Assim, é crucial entender que erros ensinam e devem ser observados para gerar lições a serem compartilhadas com a equipe, a fim de que os insucessos não se repitam.

3- Seja presente e observe

Outro método importante é sempre estar presente e observar a equipe, a empresa e o que ela produz e é. Ou seja, é essencial analisar o engajamento do colaborador, a comunicação entre eles e a conexão com a liderança, se existe conexão de ideias, propósitos, sentimentos. Essa percepção é importante para que seja possível entender o perfil dos colaboradores e equipe. Para isso, é preciso caminhar pelos lugares, perceber a atmosfera e o estado emocional das pessoas. É preciso estar presente, conversar e identificar os anseios e relacionamentos criados dentro da corporação.

4- Desperte a consciência do coletivo e use bem a comunicação

É crucial manter a comunicação com a equipe de forma assertiva, tendo em mente a consciência do coletivo, fazendo a escolha certa de palavras. Isso porque é importante ter empatia e entender como as palavras podem afetar aquele que escuta. Não à toa, visões, planos e metas podem receber nova vida ou morrer no descrédito, dependendo das palavras que o líder escolher para apresenta-las. Já quando se escolhe as palavras certas, uma constatação tem maior probabilidade de se tornar incontestável e, claro, de gerar entusiasmo na equipe. Portanto, envolva a equipe, desperte a consciência do coletivo, pensando sempre de forma empática e pessoal, e saiba usar a comunicação para gerar interesse e não afetar negativamente a equipe.

5- Mantenha atenção aos valores

Tenha em mente os valores, missões e visões da empresa, de forma a acentuar tais perspectivas na equipe e nos colaboradores. Portanto, busque tomar decisões respaldadas nesses três pontos e não se esqueça nunca de transformar o seu funcionário. Afinal, os valores da instituição têm total relação com os valores de seu time. Além do mais, o maior papel de um líder é dar ao seu colaborador uma nova versão de si, o engradecendo.

6- Adote a Regra de Ouro: reciprocidade

Faça ao outro aquilo que deseja que fizessem a você se elas estivessem na mesma situação. Essa é a regra de ouro, importante na política de humanização do modo de liderar. Trata-se de uma “ética de reciprocidade”. Isso porque se colocar no lugar do outro torna as decisões mais empáticas e pessoais, uma vez que se avalia e redireciona os impactos no outro. Ainda que seja uma atitude difícil e necessária, tome-a tendo em mente como gostaria que tal ação recaísse sobre você, atrelada a comunicação assertiva, escolhendo as palavras certas.

7- Tome decisões em ‘solitário’

Reflita em solitário sobre as alternativas, de forma a pensar e repensar as oportunidades e impactos. Mas, tenha em mente os impactos de cada decisão e os demais métodos de comunicação, valores e reciprocidade.