• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Como os gestores podem estimular, na prática, a aprendizagem?

Um dos debates que norteiam o ambiente corporativo na atualidade é a cultura positiva de aprendizagem.

Um dos debates que norteiam o ambiente corporativo na atualidade é a cultura positiva de aprendizagem. A atenção é válida, levando em conta que o conceito permite a criação de um ambiente de acolhimento, respeito à diversidade e que incentive as pessoas a serem curiosas e atentas ao que acontece no seu entorno.

Para que isso ocorra, de forma efetiva, é preciso que as pessoas percebam que podem tentar e inclusive errar, mas, sobretudo, que sintam que estão aptas a colaborarem com o crescimento da empresa, assim com o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional. Quando há incentivo ao aprendizado, os colaboradores passam a ter uma visão mais positiva e de perspectiva futura do lugar ao qual pertencem.

Vale lembrar que as principais necessidades das organizações estão relacionadas à sua existência no futuro, que inclui seus funcionários. Quanto mais espaço e incentivo houver para aprendizagem, mais longeva a organização será. Isso se reflete na sua capacidade de adaptabilidade, transformação e inovação, que são premissas estabelecidas no mercado para uma empresa estar em pé de igualdade para competir com a concorrência.

Tão importante quanto a adequação dos processos ao contexto de inovação e transformação é contar com líderes preparados para enfrentarem as mudanças e desafios que surgem, já que esses personagens atuam como interlocutores diretos entre o board (conselho administrativo) da empresa e os seus colaboradores. São os gestores que vão expressar os objetivos, metas e visão de futuro que a empresa busca.

Em outras palavras, o líder passa a ter um papel central no processo de implementação de uma cultura positiva de aprendizagem. O líder deve ser preparado para exercer uma função que privilegie o aprendizado, promovendo ações que direcionem e orientem as pessoas a participarem de maneira ativa no processo de aprendizado.

Afinal, caberá a ele a responsabilidade de conduzir e implementar as mudanças que exponenciem o aprendizado. Às vezes, pequenas alterações no cotidiano da equipe podem trazer benefícios significativos.

Do mesmo modo, os gestores devem incentivar as conversas de corredor ou na pausa para o café, almoços coletivos, celebração de datas comemorativas e dos aniversariantes. Lembrando que esse movimento deixa a equipe mais confortável e disposta a interagir ou trocar experiências. Um dos principais tipos de aprendizagem é a informal, portanto, se os indivíduos se sentem bem para conversar no ambiente de trabalho, dificilmente não haverá aprendizado.

Promover trocas de postos temporários, permitindo que as pessoas tenham a oportunidade de aprender tarefas diferentes das quais estão habituadas é uma excelente estratégia a ser utilizada pelo gestor que tem a intenção de incentivar a melhoria do desempenho dos integrantes da equipe.

Outra consideração a ser feita sobre a cultura positiva de aprendizagem é o seu papel na agilidade organizacional, crescimento da receita e engajamento dos funcionários. A atmosfera criada pelos saberes compartilhados impacta na produtividade e geração de lucros para a organização. Dito de outra forma, se as pessoas se sentem felizes, produtivas e participantes, sem dúvida elas se engajarão muito mais no dia a dia com os colegas de trabalho e com a missão da empresa.

Em contrapartida, existem lacunas no desenvolvimento de competências dos profissionais que devem ser supridas com treinamento e capacitação. Algumas delas são técnicas, e requerem conhecimentos e habilidades específicas, que são necessárias para o desempenho das funções.

Os motivos podem variar, tendo em vista o avanço tecnológico acelerado ou mesmo pela chegada de novos contextos como, por exemplo, a necessidade de adotar uma cultura ágil e voltada à experiência do cliente. Outros pontos envolvem questões comportamentais. Por isso, a urgência de desenvolver uma equipe que esteja atenta às demandas dos consumidores e que consiga lidar com situações complexas, que exijam atitudes de acolhimento e entendimento como premissas.

A capacitação dos funcionários resulta em melhores formas de atender, apoiar e respeitar o que o cliente está trazendo como insumo, em termos de demandas. Nesses casos, é possível investir em treinamentos que ajudem a criar um ambiente de trabalho no qual as pessoas se reconheçam como equipe e compreendam seu papel frente aos clientes.

Infelizmente, quando há gestores que não incentivam o aprendizado por acharem que os treinamentos podem impactar negativamente na produtividade dos funcionários, é necessária uma reflexão sobre quais são os valores e crenças que estão aparando esse pensamento. Não podemos simplesmente generalizar, mas líderes que não compreendem a importância de contar com uma equipe capaz de criar e trazer soluções coletivas, provavelmente estão imersos em uma cultura que não valoriza o aprendizado, o que pode ser vital para o futuro da organização.

Como já mencionei em outras ocasiões, se não há consciência e decisão por parte do board da empresa indicando que o caminho para a prosperidade passa por ter equipes evoluindo, engajadas e com vontade de aprender, é difícil culpar os líderes e gestores.

Acredito que, sem uma cultura de aprendizagem contínua, a empresa fica obsoleta e perde o “bonde” da história. Afinal, se ela não acompanha as referências do mundo moderno e está descontextualizada das boas práticas que levam à inovação, o cenário pode ser muito sombrio, em termos de manutenção das suas atividades.

Dessa forma, é preciso reforçar que aprender é algo de extrema naturalidade, para qualquer pessoa, em qualquer condição. O que as empresas precisam fazer é criar condições para que a cultura positiva de aprendizagem seja potencializada, contribuindo para sua existência.