• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Recrutamento Preditivo: O que é e como funciona essa estratégia

das técnicas que vem revolucionando as áreas de Recursos Humanos (RH) das empresas é o recrutamento preditivo.

Uma das técnicas que vem revolucionando as áreas de Recursos Humanos (RH) das empresas é o recrutamento preditivo. Ele consiste na utilização de dados para escolher os melhores candidatos para as vagas disponíveis na empresa.

Veja neste post o que é, como funciona e quais são as maiores vantagens do recrutamento preditivo!

Recrutamento preditivo está revolucionando as técnicas de Recursos Humanos

O que é recrutamento preditivo?

O recrutamento preditivo utiliza a tecnologia para ter mais precisão durante a avaliação dos candidatos. Ele funciona com base em conceitos de People Analytics e Big Data, coletando e analisando dados para entender melhor como o perfil de cada candidato se adequa aos requisitos e à cultura da empresa.

Por meio do recrutamento preditivo, as empresas conseguem utilizar as informações sobre o candidato para avaliar se há a possibilidade de um bom “match” profissional. Caso isso aconteça e o colaborador realmente seja contratado, as chances de ele desempenhar um bom papel na empresa são muito mais altas.

Como funciona e como usá-lo

Tudo começa com a tecnologia. Para traçar o perfil do candidato e disponibilizar a vaga ao público, é preciso contar com um bom software de RH.

Esse processo até pode ser feito manualmente, porém, se essa for a escolha, é muito mais difícil combinar os perfis dos candidatos e das vagas disponíveis para avaliá-los de maneira estratégica.

O mais recomendado é eliminar os currículos de papel e os processos manuais. O candidato pode preencher informações em um formulário disponível no site da empresa, por exemplo. Esse formulário é o responsável por coletar os dados do candidato e fazer um paralelo entre essas informações e o que é solicitado na vaga.

Boas aplicações que fazem esse trabalho também são capazes de prever comportamentos e avaliar se o candidato se adequa à cultura da empresa de acordo com as suas soft skills

Além de adquirir a tecnologia necessária, é preciso contar com uma equipe preparada e eficiente. O time de RH deve estar apto a utilizar softwares de recrutamento preditivo e entender as melhores formas de atrair candidatos talentosos para os processos de seleção da empresa.

Uma boa forma de fazer isso é com os benefícios flexíveis! Atualmente, os melhores candidatos não buscam apenas bons salários, mas sim um pacote de benefícios que se adeque bem às suas necessidades.

Oferecendo benefícios flexíveis, a empresa consegue dar mais liberdade para que os colaboradores, em conjunto com o RH, decidam quais benefícios desejam receber e dá mais autonomia para que eles decidam como vão utilizá-los.

Principais vantagens para a empresa

Para a empresa, a maior vantagem de utilizar o recrutamento preditivo é o aumento da chance de fazer excelentes contratações. Um candidato avaliado de acordo com suas habilidades técnicas e soft skills, e que também é compatível com a cultura da empresa, na maioria das vezes vai ser a melhor opção para ocupar o cargo.

Além disso, o tempo que o RH leva para fazer os processos de seleção e recrutamento é mais reduzido com a ajuda da tecnologia de coleta e análise de dados. Com isso, a empresa faz contratações mais rápidas, mas com o potencial de que a relação de trabalho seja duradoura e proveitosa para ambas as partes.

Continue no site da Flash para saber mais sobre os benefícios flexíveis!