• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Licença para trabalhar na rua: como começar?

Com o fim da pandemia da Covid-19 e a carência de oportunidades formais no mercado de trabalho, muitos brasileiros preferem apostar no comércio de rua para tentar a vida.

Com o fim da pandemia da Covid-19 e a carência de oportunidades formais no mercado de trabalho, muitos brasileiros preferem apostar no comércio de rua para tentar a vida. Barracas, trailers, bancas, carrinhos e food trucks são alguns dos meios para quem quer vender produtos pela cidade, seja num ponto fixo ou andando pelos bairros. Porém, é necessário ter atenção antes de começar qualquer atividade, uma vez que cada município tem normas que devem ser acompanhadas por quem quer se aventurar pelas ruas para garantir o ganha-pão.

O primeiro passo, antes mesmo de pensar em vender ou comercializar qualquer produto ou serviço, é entrar em contato com a Prefeitura local, a qual de acordo com o seu regimento interno, poderá conceder uma autorização formal, que é uma espécie de licença, que o trabalhador precisa pedir para ter um comércio em espaço público.

Em São Paulo, por exemplo, para trabalhar em praças, parques, calçadas e avenidas, o comerciante precisa ter um Termo de Permissão de Uso – TPU. O número de licenças é limitado por região, e o pedido pode ser feito pela internet, por meio do programa Tô Legal.

Lançado pela prefeitura de São Paulo em julho de 2019, o projeto oferece um “mapa” para que o trabalhador interessado em atuar nas ruas tenha possibilidade de checar a disponibilidade dos pontos antes de solicitar a autorização. Ponto decidido, é hora de requerer o período desejado, que pode ser de 1 a 90 dias.

A autorização – importante ressaltar, temporária – só é dada após o pagamento do Documento de Arrecadação do Município – DAMSP, com valores que variam de acordo com o preço do metro quadrado da região escolhida.

Por sua vez, no Rio de Janeiro, os comerciantes devem ir a uma Inspetoria Regional de Licenciamento e Fiscalização – IRLF na área que quer ocupar, para verificar se há vaga disponível.

Em Curitiba, há pontos específicos para o trabalho de rua e a prefeitura está sempre divulgando novos locais. Portanto, para conseguir uma licença, a pessoa tem que preencher um formulário e enviar alguns documentos para a Secretaria Municipal do Urbanismo. A avaliação para a pessoa obter a autorização é feita de forma gratuita, mas há algumas condições a serem analisadas, como o tempo que a pessoa mora na cidade, por exemplo.

Portanto, o mais importante, antes de começar qualquer atividade nas ruas de um município, é procurar a prefeitura para agir de acordo com a lei e evitar problemas futuros.