• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Benefícios flexíveis: como usar e garantir sua segurança jurídica

A grande inovação dos cartões de benefícios flexíveis é que eles funcionam como cartões de crédito pré-pagos bandeirados, com os valores depositados pelas empresas

Flexibilidade é uma das palavras de ordem no mundo do trabalho atualmente. Se antes da pandemia já era necessário buscar formas de deixar a vida dos colaboradores mais eficiente, hoje já está claro que usar a mesma receita para todo mundo não faz sentido. Melhor do que determinar, é deixar cada um escolher o que é melhor para si –especialmente ao se falar em benefícios corporativos.

Pense na alimentação, por exemplo: tem gente que prefere comer em restaurante e tem quem prefira levar marmita. Ter um benefício que dá espaço para as duas opções pode ajudar muitas organizações a reter e satisfazer seus colaboradores. Novidade recente no mercado, o setor de benefícios flexíveis tem sido um aliado do RH e dos talentos. No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre como essas empresas operam no mercado e os aspectos legais do ramo. Assim preparamos essa lista de perguntas e respostas. Vamos lá?

Como funciona um cartão de benefícios flexíveis? O colaborador pode gastar os recursos como quiser?

A grande inovação dos cartões de benefícios flexíveis é que eles funcionam como cartões de crédito pré-pagos bandeirados, com os valores depositados pelas empresas. Isso permite que os recursos sejam gastos em qualquer estabelecimento relacionados às categorias de benefícios, que aceite a bandeira do cartão. É uma novidade para o sistema tradicional, de arranjo fechado, na qual se fazia necessário o credenciamento de restaurantes e supermercados para a aceitação dos “vales”, o que limita, e muito, as opções de quem vai usar o cartão.

Na Caju, por exemplo, que opera com a bandeira Visa, cada uma das 7 categorias de benefício (refeição, alimentação, cultura, home office…) funciona como uma carteira digital. Cada empresa pode decidir se deixa o colaborador transferir o dinheiro de uma carteira para outra, flexibilizando o uso dos recursos, ou se o uso ficará restrito àquela finalidade. Graças a uma tecnologia que liga a carteira do colaborador ao cadastro fiscal de cada estabelecimento, é possível evitar que um valor destinado para alimentação seja, por exemplo, gasto com a compra de uma camiseta. Além disso, vale dizer que a Caju, no mercado há três anos, contou com assessoria de escritórios de advocacia renomados para criar seu modelo de negócios, bem como o respaldo jurídico de suas operações.

O valor depositado num cartão de benefício flexível pode ser considerado salário?

Não. Essa é uma dúvida comum e relevante, mas é importante esclarecer que existe uma distinção na legislação trabalhista entre salário e benefício. Por isso mesmo, a existência de um cartão como o da Caju, com várias “carteiras”, baseadas nas regras estabelecidas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) – uma para cada categoria de benefício diferente –, junto à tecnologia que cruza a carteira com os dados do estabelecimento, evita que o colaborador possa usar a valor pago seja utilizado para finalidade distinta daquela pré-estabelecida, se assim for estabelecido pela empresa.

Minha empresa pode aderir ao PAT usando benefícios flexíveis?

Criado em 1976, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) tem por objetivo melhorar a alimentação dos colaboradores, dando incentivos fiscais para empresas que operam no sistema de lucro real e oferecem benefícios como vale-refeição/alimentação aos funcionários. Durante muito tempo, esse benefício só estava disponível para as empresas de arranjo fechado de pagamento. No entanto, em 2021, as regras mudaram: segundo o Decreto 10.854/2021, empresas que adotam sistema aberto, como as que oferecem benefícios flexíveis, poderão operar dentro do PAT. As mudanças valem a partir de maio de 2023, mas as empresas já podem utilizar a plataforma da Caju para oferecer diversas categorias de benefícios – quando a hora chegar, o sistema já estará pronto para aproveitar as vantagens do programa.

O colaborador pode transferir o saldo da forma que quiser?

Só se a empresa permitir. A maioria dos serviços de benefício flexível permite que o empregador decida quais categorias deseja oferecer, o valor depositado e se ele poderá ser transferido para outras carteiras. Segundo a CLT, essa mudança é válida pois é possível alterar uma regra no contrato de trabalho se houver consentimento entre as partes. Ao permitir que uma carteira específica seja flexibilizada, a empresa dá seu aval; ao dar o aceite para a transferência, o mesmo acontece para o colaborador. Na Caju, para garantir que o colaborador utilize seus benefícios de acordo com a lei, a empresa pode travar certas categorias (como alimentação e refeição), e flexibilizar outras, como educação, home office ou mobilidade, permitindo que os recursos sejam usados adequadamente.

Alguns benefícios flexíveis tem uma carteira chamada saldo livre. Para que serve?

O saldo livre foi criado pelas empresas de benefícios flexíveis para ajudar as empresas a pagarem premiações extraordinárias (não vale para o bônus mensal ou anual!), ajuda de custo ou reembolsos, servindo para pagamentos pontuais. Na Caju, dá até para fornecer ao colaborador um valor destinado a uma ocasião específica: por exemplo, para comprar bebida e comida para um happy hour virtual. A parte mais legal? É possível até criar um período de validade para esse benefício – assim, quem não participar do happy hour não ganha.