• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Perspectivas na conjuntura de um e-commerce mais rentável

Estipular o preço adequado para cada item é uma das maiores dificuldades dos e-commerces devido à velocidade com que tudo muda.

Estipular o preço adequado para cada item é uma das maiores dificuldades dos e-commerces devido à velocidade com que tudo muda. Nas lojas físicas, a preocupação se limita à região de atuação, e o consumidor nem sempre sai pesquisando preços porque, a depender do bairro, há uma distância grande entre os concorrentes, o que desmotiva a busca por preços mais baixos. No mundo virtual, é diferente. Com apenas poucos cliques, o consumidor recebe na tela de seu dispositivo uma lista de lojas que vendem o produto procurado com os preços praticados, custo do frete etc.

Nesse cenário, é até natural o vendedor achar que basta baixar seus preços para se tornar competitivo. Mas é preciso ter muito cuidado com isso. Se preços pouco competitivos afastam os clientes, reduzir muito as margens de lucro pode inviabilizar o negócio. O segredo para vender bem e com boa rentabilidade está na capacidade de equilibrar os valores de venda. Para isso, é preciso dar atenção a alguns

O primeiro ponto é saber com precisão o custo do seu produto, item por item, e de sua operação. Custos não mapeados e não provisionados na precificação acabam levando a empresa a um resultado imprevisível. Estamos a falar de, por exemplo, comissões, gateway de pagamento, impostos, entre outros. Com as informações corretas, é possível gerar preços que, teoricamente, tragam boas margens. E por que teoricamente? É que há outro aspecto a ser considerado: a concorrência. Se os demais e-commerces estiverem oferecendo os mesmos itens com valores mais atrativos, você venderá menos e o retorno não será o esperado porque sobrarão produtos no estoque.

Ainda tem a situação inversa, como já citado no início deste texto. Reduzir muito o valor de venda para ser competitivo pode resultar em uma rentabilidade muito baixa. Observar a concorrência é essencial para fugir dessas armadilhas. Principalmente para produtos muito sensíveis, aqueles de compra recorrente cujo preço está vivo na memória do consumidor. Muitas vezes, a concorrência eleva o preço e você continua praticando um valor completamente fora do mercado. Vendendo muito, porém ao preço errado.

Outro aspecto importante é equilibrar a demanda e, consequentemente, manter o estoque em níveis saudáveis para a operação. Preço muito alto reduz o giro e resulta em um estoque remanescente elevado, o que não é bom, principalmente se o produto tem prazo de validade. Mas vender muito rápido e ficar em ruptura por não conseguir repor em tempo hábil é ruim. O cliente pode desistir de sua loja virtual se a falta de produtos se tornar recorrente.

Além do que já foi dito, existem outros fatores relevantes para tornar seu e-commerce mais rentável. Diferenciar seus concorrentes diretos e indiretos é um deles. Não fazer essa distinção pode fazê-lo baixar os preços além do necessário, principalmente nos marketplaces. Observe também que você pode ter diferentes concorrentes diretos para diferentes categorias de produtos.

Outro ponto importante é evitar precificar seus produtos em lote. Por questões de praticidade, é comum o varejista aplicar um percentual, de desconto ou acréscimo, em todos os produtos usando uma planilha. A precificação precisa ser feita produto a produto.

Lembre-se também de que é necessário ter coerência na hora de precificar uma grade de produtos. Um erro comum é ajustar o custo de uma das embalagens do produto e esquecer de ajustar o outro. Exemplo disso é ajustar o preço da embalagem de 500 g e esquecer de corrigir o preço da embalagem de 1 kg. A embalagem de 1 kg não deveria ter preço superior a duas embalagens de 500 g.

Outro alerta importante: cuidado com a aplicação de descontos. Atente para o fato de que um percentual de desconto sobre o preço não resulta no mesmo percentual de redução na margem de contribuição.

Por fim, dois últimos pontos para conseguir mais rentabilidade no seu e-commerce: analisar a elasticidade de preço, o quanto o seu produto é sensível a alteração de valores, evitando que uma mudança inesperada provoque demandas não mapeadas e que possam prejudicar, inclusive, a imagem da sua empresa. Encarar a precificação um trabalho contínuo e dinâmico, porque afinal tudo no ambiente de negócios é dinâmico: a concorrência, a demanda, o cenário econômico…