• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

4 coisas que você deve saber para oferecer um bom feedback

Quanto mais estreita for a relação entre funcionário e gestor, maior será sua confiança em relação à empresa

Feedback é a chave para motivar e desenvolver os colaboradores. Uma pesquisa realizada pelo Great Place to Work mostra que 58% dos funcionários das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil receberam mais de três feedbacks no ano. O grau de confiança dos que obtiveram três feedbacks foi de 86%, contra 78% para os que receberam apenas um feedback. Isso deixa explícito o quanto o feedback contínuo pode ser relevante para o funcionário.

“Uma abordagem constante é o que permite que as equipes consigam dar o seu melhor, formando assim o espaço ideal para o desenvolvimento permanente dos colaboradores”, afirma Thiago Gomes, CEO da Smartleader, plataforma que ajuda áreas de RH e líderes na gestão de desempenho de suas equipes.

Estas reuniões também permitem o acompanhamento dos resultados dos colaboradores pelos líderes, proporcionam um estreitamento da relação entre eles e aumenta o nível de satisfação das equipes em relação à empresa. Dentre os diferentes tipos de feedback, estão: o de melhoria, positivo, motivador e o 360° – um dos mais populares, em que os colaboradores, líderes e equipes se avaliam mutuamente, de modo que todos possam contribuir no processo.

No entanto, não basta saber quais os formatos de feedback existem, é necessário também saber a melhor forma de aplicá-lo, pois se for realizado de uma maneira errada, pode fazer com que o colaborador perca o sentimento de pertencimento à equipe.

Foque nas ações do colaborador

Ao falar sobre pontos positivos ou a melhorar, dê exemplos. Mostre ao colaborador que você, como gestor, vê quando ele age de determinada forma e consegue mostrar momentos concretos em que uma ação trouxe bons frutos ou que não teve o resultado esperado.

Mostre o impacto das atividades em toda a equipe

Muitos colaboradores, especialmente os mais jovens, têm dificuldade de ver o todo de uma equipe, portanto, não conseguem compreender como suas ações afetam seus colegas de trabalho, seus superiores e até clientes ou fornecedores da empresa. Portanto, ao explicar um ponto de seu trabalho, evidencie como ele impacta em todo um ecossistema de trabalho.

Seja objetivo e tenha soluções

O feedback precisa ser assertivo. Ou seja, ao dar muitas voltas para explicar uma situação, o gestor pode perder o foco e não conseguir se expressar corretamente. Mostre para o colaborador o que exatamente foi feito, se foi positivo ou negativo e como ele pode seguir a partir daquilo. A partir disso, ouça o que ele tem a dizer sobre o feedback, isso pode dar insights para o seu dia a dia.

Apoie seus feedbacks em ferramentas de gestão online

O que antigamente era escrito em cadernos e planilhas, hoje pode ser registrado em plataformas que auxiliam o líder a fazer a gestão de suas equipes. Estes sistemas ajudam as equipes de RH a manter um histórico completo de feedbacks, assim como mostrar o desenvolvimento de cada colaborador, de acordo com a função desempenhada e a área em que atua.

“Atualmente, a área de Recursos Humanos precisa realizar uma gestão estratégica e ter uma visão do desempenho de todos os profissionais. Com o uso de uma ferramenta pensada para atender as dores do RH e que contém as melhores tecnologias de gestão embarcadas, é possível facilitar este trabalho”, explica Thiago Gomes, CEO da Smartleader. No entanto, o executivo salienta que é essencial engajar os líderes quanto ao uso de todas as funcionalidades disponíveis na plataforma, como criação de metas e registro de feedbacks. “É a partir destes dados que se torna possível a visibilidade de quais ações precisam ser tomadas, como a necessidade de aplicar treinamentos para determinada equipe ou até mesmo preparar a sucessão de um funcionário”, finaliza.