• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

“Ponto a Ponto”: FecomercioSP lança boletim trimestral com orientações para a tomada de decisão empresarial

Com elementos gráficos de fácil assimilação, publicação analisa os movimentos do mercado e dos consumidores

Em um mundo cada vez mais competitivo, os dados se tornaram o braço direito da gestão de negócios. Contudo, ter acesso às informações não é o bastante. É preciso saber interpretar, selecionar e, sobretudo, relacionar indicadores para, de fato, utilizá-los a favor da empresa.

Pensando nisso, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) lança o Ponto a Ponto, boletim trimestral com orientações para a tomada de decisão empresarial.

Com linguagem acessível e apoiada por elementos gráficos, a publicação traduz, com base em dados da própria Entidade e índices macroeconômicos, o cenário atual para os empreendedores.

Coproduzido pelas equipes econômica e de comunicação, o boletim se propõe a examinar as percepções dos empresários acerca da economia, as condições do consumidor como peça fundamental das decisões de compra e o impacto do custo de vida sobre os negócios.

De acordo com Altamiro Carvalho, assessor técnico da FecomercioSP, hoje em dia, buscar informação é condição fundamental para qualquer empresa prosperar. Deste modo, os empreendedores precisam estar cientes da situação do mercado no qual atuam, bem como do País como um todo.

“Indicadores são informações – e informações são ferramentas das mais valiosas para gerenciar qualquer tipo de empreendimento”, afirma Carvalho. “Além disso, são com essas ferramentas que se minimiza o risco do negócio”, complementa.

Na mesma linha, Fábio Pina, também assessor técnico da Entidade, ressalta que o acompanhamento adequado da conjuntura econômica é feito por meio da análise de dados, o que capacita o empreendedor para a tomada de decisão.

“Por exemplo, a empresa opera em uma situação normal. De repente, vem uma pandemia. E agora? É preciso acompanhar indicadores para entender o novo cenário”, destaca Pina. “E os índices não servem apenas para situações excepcionais. Se sobe a taxa de juros, se ocorre uma crise na China, se o governo libera mais crédito... Tudo isso a Federação acompanha, e o empresário tem de fazer o mesmo”, sinaliza.

O boletim nasce justamente com os objetivos de traduzir, em linguagem clara e objetiva, o cenário econômico e apontar práticas assertivas da boa gestão empresarial.