• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Síndrome do Impostor atinge 70% da população

Especialista indica como identificar e ter mais confiança no trabalho

Segundo pesquisas da Universidade Dominicana da Califórnia, cerca de 70% das pessoas no mundo sentem que são uma fraude no ambiente de trabalho. Esse sentimento, conhecido como a Síndrome do Impostor, teve um crescimento ainda maior durante a pandemia, uma vez que os novos modelos de trabalho despertaram inseguranças com relação ao desempenho profissional.

A Síndrome do Impostor é um sentimento de insegurança, que segundo a coach, palestrante e diretora da Febracis Paraná, Daniella Kirsten, pode ser definido como uma incapacidade de internalizar o sucesso e uma autopercepção de falsidade intelectual. “Para quem sofre do problema, não importa as realizações e os esforços feitos na sua carreira, a sensação é de frustração, insuficiência e de que todos os resultados conquistados são fruto da sorte e não do esforço individual”, conta.

Daniella explica que os gatilhos normalmente estão associados a pessoas em cargos de exposição, liderança, ou mesmo quando recebem uma promoção que requeira mais responsabilidade e visibilidade. “Sentir que não tem o domínio da situação pode ser um agravante, mas normalmente essa é uma condição de autossabotagem, quando o indivíduo constrói uma percepção de incompetência de si mesmo. Todos nós temos uma pré-disposição ao demérito, porém, dependendo do modelo mental e da forma como cada um pensa, essa sensação pode ser maior ou menor”, explica a coach.

Apesar do assunto estar cada vez mais difundido, é ainda difícil identificar a Síndrome do Impostor, uma vez que é um processo silencioso. “A autossabotagem é difícil de ser identificada sem ajuda de um profissional, pois leva a pessoa a criar obstáculos inconscientes para si mesma, que a levem ao fracasso. Algumas atitudes são bem comuns, como, por exemplo, a criação de metas impossíveis, criadas justamente para que haja a falha na execução, levando a pessoa a se reafirmar como fraude. Esse é o ciclo do impostor”, afirma Daniella.

Enquanto a autossabotagem pode ser mais difícil de identificar, outros sintomas podem fazer soar o alerta de ajuda, como:

  • Pensamentos repetitivos sobre ser uma farsa;
  • Medo de ser desmascarado(a);
  • Descrença sobre a própria capacidade;
  • Associação de resultados a sorte ou interferência de terceiros;
  • Procrastinação;
  • Sensação constante de frustração e tristeza intensa.

Daniella conta que ao se deparar com as manifestações acima, a pessoa deve, primeiramente, reconhecê-las em sim e em situações reais. Depois deve investir em buscar formas de combater e melhorar esse sentimento, reconhecendo os seus pontos fortes e melhorando as fragilidades. “A ajuda de um profissional é muito importante, pois o processo de autoafirmação passa por muitas questões pessoais, mas algumas atitudes diárias podem fazer a diferença no curto-médio prazo”.

Abaixo Daniella dá algumas dicas de como lidar com a Síndrome do Impostor:

  • Ao escolher um novo desafio, tente focar nas conquistas decorrente dele, ao pensar nos erros, pense nas lições aprendidas com ele;
  • Compartilhe frustrações e dificuldades;
  • Evite comparações improdutivas, aceite-se mais;
  • Aprenda a identificar e respeitar as suas limitações – elas são essenciais na busca pelo autoconhecimento;
  • Busque entender que as falhas e frustrações existem e são fundamentais para o seu crescimento;
  • Exercite-se, tenha hobbies, busque estar inserido em ambientes que proporcionem crescimento pessoal e profissional;
  • Participe de situações que gerem prazer e bem-estar e acostume-se com essas sensações positivas;
  • Tenha um mentor e pratique seus pontos de melhoria e qualidades com um coaching especialista em lidar com a situação.