• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Inflação muda relação custo-benefício e brasileiro começa a trocar café e óleo

Estudo indica que, em alguns segmentos, a troca acontece por itens mais caros

A disparada de preços vista nos índices de inflação tem feito com que muitos brasileiros troquem itens no carrinho de supermercado. Essa troca, porém, não necessariamente é apenas para produtos mais baratos.

Estudo da Kantar indica que, em alguns segmentos, a troca acontece por itens mais caros. Isso acontece porque os preços dos itens básicos subiram tanto que a diferença de valor para outro item mais sofisticado diminuiu, o que tem levado muitos consumidores a refazer a conta de custo-benefício de vários produtos.

O fenômeno afeta os itens considerados “commodities” – aqueles com preços determinados pelo mercado internacional.

O café em pó, por exemplo, registrou alta de 56,7% no acumulado de 12 meses até o fim do primeiro trimestre de 2022. Com a disparada dos preços, o consumo diminuiu e o volume de unidades vendidas no varejo diminuiu 1,9%.

Em compensação, o café solúvel teve queda de preço de 5,8% no mesmo período. Isso incentivou a troca do produto e a venda dessa categoria de café saltou 29,6% em um ano. O tipo solúvel, porém, segue com participação muito menor que a do café em pó no varejo brasileiro.

O mesmo fenômeno acontece com os óleos de cozinha. O óleo de soja aumentou 16% entre os primeiros trimestres de 2021 e 2022. Na esteira do reajuste, o consumo diminuiu em 4,9%.

Já os óleos especiais – como de milho, canola e girassol – tiveram reajuste menos intenso, de 4,5%, o que incentivou o consumo, que aumentou 27,8% em um ano.

O estudo da Kantar também observou movimento parecido em proteínas animais. O frango, que subiu 19,7% no período do estudo, viu o consumo estável no Brasil em um ano.

Já carnes processadas que normalmente têm custo por quilo mais elevado – como hambúrgueres, linguiças e outros embutidos – tiveram aumentos menos intensos nos preços.

Os hambúrgueres, por exemplo, tiveram aumento de 5,6% nos preços em um ano – bem menos que o frango e a carne bovina – o que que incentivou a demanda, que cresceu 5,6% no período.