• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Em carta aberta, BC diz que vai reforçar comunicação enquanto IPCA estourar meta

Nesta quinta-feira o IBGE informou que a inflação acumulada em 12 meses atingiu 5,35% em junho - 0,85 ponto porcentual acima do teto da meta, de 4,50%

O Banco Central informou, na carta aberta sobre o descumprimento da meta de inflação em junho de 2025, que vai reforçar a sua comunicação durante todo o período em que o IPCA permanecer acima da meta. Esse reforço vale para as razões do descumprimento, as medidas adotadas e a evolução do cenário de convergência, informou a autarquia.

“O Banco Central divulgará nova carta, caso a inflação não retorne ao intervalo de tolerância no horizonte esperado ou considere necessário atualizar as medidas ou o prazo esperado para o retorno da inflação ao intervalo”, diz a carta, publicada no início da noite.

Nesta quinta-feira (10) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que a inflação acumulada em 12 meses atingiu 5,35% em junho – 0,85 ponto porcentual acima do teto da meta, de 4,50%. É a primeira vez que a meta contínua – válida a partir deste ano e apurada com base no IPCA em 12 meses – é rompida.

O BC não informou quando espera que o IPCA volte ao centro da meta, de 3%. Em vez disso, mencionou apenas que prevê que a taxa fique abaixo do intervalo de tolerância no fim do primeiro trimestre de 2026.