• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Em meio a tarifaço, Mercosul e Canadá retomam negociação de livre comércio

Missão comercial em Toronto, marcada para setembro, vai marcar a reabertura oficial das tratativas

Após cerca de quatro anos de paralisação, o Mercosul e o Canadá retomaram as negociações para um acordo de livre comércio.

Segundo o governo brasileiro, uma missão comercial em Toronto, em setembro, vai marcar a reabertura oficial das tratativas, que terão sequência em outubro com reunião entre chefes negociadores dos dois lados, além de Argentina, Paraguai e Uruguai.

Em comunicado conjunto divulgado nesta segunda-feira (25), os países ressaltam que Brasil e Canadá mantêm um compromisso histórico com o comércio aberto e sustentável, defendendo um sistema multilateral de regras claras, com a OMC (Organização Mundial do Comércio) como pilar central.

"Como passo oportuno rumo a maior diversificação econômica, determinamos que nossos altos funcionários responsáveis pela área de comércio iniciem discussões, inclusive com uma reunião de chefes negociadores no início de outubro, com vistas à retomada das negociações do Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e o Canadá, ao lado de nossos parceiros Argentina, Paraguai e Uruguai", diz o texto.

Os dois países destacaram a intenção de intensificar fluxos bilaterais de comércio e investimento, como parte de estratégias para diversificar mercados e ampliar oportunidades de negócios.

O governo brasileiro afirma que a retomada das negociações é um passo para aprofundar os laços econômicos e abrir novas frentes para empresas, trabalhadores e comunidades de ambos os lados.

A expectativa é que a iniciativa beneficie setores industriais e agrícolas, além de reforçar o papel do Mercosul nas cadeias globais de comércio.

O acordo entre o bloco e o país começou a ser negociado em 2019, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas parou de andar em 2021.

No contexto da guerra tarifária promovida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o governo brasileiro vê a chance de aprofundar e avançar com o acordo.