• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Banco Central muda PIX para facilitar devolução de valores em casos de roubos e fraudes

MED, opcional por enquanto e obrigatório em fevereiro de 2026, permite que vítimas recuperem valores transferidos

O Banco Central publicou nesta quinta, 28/8, a Resolução nº 493, que altera o regulamento do Pix para ampliar a efetividade do Mecanismo Especial de Devolução (MED). Criado como ferramenta de segurança do sistema, o MED permite que vítimas de golpes, fraudes ou transações feitas sob coerção recuperem valores transferidos de forma indevida.

Atualmente, a devolução só pode ser feita a partir da conta usada diretamente pelo fraudador. Na prática, criminosos conseguem esvaziar rapidamente esses recursos, dificultando a restituição. Com as mudanças, o MED passará a rastrear o caminho do dinheiro, identificando contas intermediárias envolvidas no fluxo da fraude. A partir desse rastreamento, os recursos poderão ser devolvidos ao usuário em até 11 dias após a contestação.

Segundo o BC, a medida deve aumentar o volume de devoluções bem-sucedidas, desestimular a prática de fraudes e bloquear o uso recorrente de contas ligadas a atividades criminosas. O compartilhamento das informações entre instituições financeiras também facilitará a prevenção de novos golpes.

A nova funcionalidade estará disponível de forma opcional a partir de 23 de novembro de 2025 e será obrigatória em 2 de fevereiro de 2026.

Outra inovação prevista é o autoatendimento do MED. A partir de 1º de outubro de 2025, todas as instituições participantes do Pix deverão disponibilizar em seus aplicativos um canal direto para contestação de transações suspeitas. O recurso dispensará a mediação de atendentes, tornando o processo mais ágil e aumentando a chance de os valores ainda estarem disponíveis para devolução.

A resolução também altera regras do Fórum Pix, fórum de governança que reúne representantes do mercado e do BC. Foi criado o Grupo Estratégico de Segurança do Pix (GE-Seg), que poderá propor parâmetros técnicos e estudos voltados à proteção dos usuários. O texto ainda detalha procedimentos sobre bloqueio imediato de valores suspeitos, devoluções parciais, rastreamento de transações e ajustes nas regras de chaves Pix.