• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

75% dos pequenos empreendedores não utilizam ferramentas de IA nos negócios, aponta estudo

Pesquisa realizada pela SumUp revela que 75% dos micro e pequenos empreendedores brasileiros desconhecem os potenciais de uso da Inteligência Artificial (IA)

Pesquisa realizada pela SumUp revela que 75% dos micro e pequenos empreendedores brasileiros desconhecem os potenciais de uso da Inteligência Artificial (IA). O estudo buscou identificar o nível de conhecimento, a percepção e a adoção da IA, além de analisar as barreiras e o apoio almejado por esses empreendedores.

Dentre a minoria que adota ferramentas baseadas em Inteligência Artificial, 75% dos negócios usam a tecnologia no marketing e nas redes sociais dos negócios. A segunda área que mais usa IA é a de atendimento ao cliente (43,7% dos respondentes).

45,3% dos entrevistados veem a IA como uma oportunidade para pequenos negócios. 50% dos participantes da pesquisa não têm opinião formada. Apenas 4,7% das pessoas consideram a tecnologia uma ameaça.

O principal benefício percebido por quem utiliza IA é o aumento da produtividade (68,7%), seguido pela tomada de decisões mais assertivas (18,8%) e melhoria na experiência do cliente (12,5%).

A pesquisa destaca ainda que a falta de conhecimento técnico é o principal desafio enfrentado por quem tentou implementar IA, situação apontada por 31,2% dos entrevistados. Quase metade dos entrevistados (48,4%) possui apenas noções básicas sobre IA – sabem o que é, mas não chegam a utilizar as ferramentas disponíveis. Outros 25% declaram não ter nenhum conhecimento, enquanto 20,3% conhecem de maneira intermediária, e apenas 6,3% se consideram avançados no assunto.

Entre os empreendedores que ainda não utilizam de soluções de IA, a falta de conhecimento sobre como aplicá-las (38,3%) e a percepção de que não veem necessidade para o negócio (36,2%) são os maiores impedimentos.

As pessoas que não usam IA atualmente foram perguntadas sobre a possibilidade de usarem ferramentas de IA no futuro. Apenas 8,5% afirmam que o farão nos próximos 12 meses; 38,3% declaram que não o farão, enquanto 53,2% deles talvez apostem na tecnologia. Esse mesmo público também respondeu que a melhor ferramenta de apoio com relação a IA são cursos e treinamentos gratuitos ou acessíveis (27,7% das respostas) e vídeos educativos nas redes sociais (17%).

"Os dados da pesquisa reforçam que a Inteligência Artificial, embora vista como uma oportunidade, ainda é um território pouco explorado pelos micro e pequenos empreendedores devido à falta de conhecimento sobre o tema. A capacitação em IA será fundamental para que esses negócios possam colher os benefícios trazidos por essa tecnologia, como uma maior produtividade e competitividade, por exemplo", comenta Mariana Lazaro, CFO da SumUp para Américas.