• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Especialista aponta para novo tempo na economia brasileira com reformas a partir de 2026

Especialista prevê impacto imediato da isenção de Imposto de Renda e gradual da Reforma Tributária do Consumo

A economia brasileira está prestes a entrar em uma nova era. É o que defende Mafrys Gomes, Especialista em Contabilidade e Tributação do Grupo MCR – Contabilidade e Auditoria. Segundo Gomes, a combinação da Reforma Tributária do Consumo e a iminente aprovação do Projeto de Lei 1.087/2025 (que trata da isenção do Imposto de Renda para rendimentos até R$ 5.000) serão os pilares de uma grande transformação a partir de 2026.

O especialista aponta o PL 1.087/2025 como a medida de impacto mais imediato. Aprovado na Câmara e com aprovação "dada como certa" no Senado, a lei permitirá que cerca de 10 milhões de brasileiros deixem de pagar imposto de renda (IR) a partir de 2026.

"Esse reforço ao consumo pode inaugurar um novo ciclo de crescimento," afirma Gomes. Em um cenário de desemprego em baixa recorde e inflação controlada, o aumento do poder de compra pode ser o catalisador que faltava. "Mais gente consumindo sempre significa crescimento no curto prazo," avalia.

Já a Reforma Tributária do Consumo, embora com impacto nos preços previsto para ser gradual (entre 2027 e 2032), exige preparação imediata das empresas.

Segundo Gomes, 2026 não terá novo recolhimento de tributos, mas o esforço em termos de conformidade fiscal, contábil e sistêmica deve começar agora para evitar impeditivos operacionais. "A contabilidade e as empresas de tecnologia terão um importante papel para garantir que não haja impeditivos operacionais já em janeiro de 2026," alerta o especialista.

Ele conclui que o Brasil está se preparando para uma mudança que vai além de novas regras. O novo cenário econômico se apoiará em dois pilares: a reforma da renda e a reforma do consumo. "A partir de janeiro de 2026 será o marco inicial de um novo modelo tributário, que promete maior agilidade e um ambiente de negócios mais previsível. Agora, cabe às empresas se prepararem com boa assessoria contábil para crescer nesse novo contexto."