• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Isenção do IR, prévia do PIB e LDO: grandes decisões ditam semana do investidor no Brasil

No cenário doméstico, a atenção se divide entre a política e os números da economia

No cenário doméstico, a atenção se divide entre a política e os números da economia. O governo tenta recompor sua base após a derrota da medida provisória que reajustava o IOF, enquanto o Banco Central divulga o Focus e o IBC-Br, termômetros para as projeções de PIB e juros. Em Brasília, a pauta do Congresso inclui a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 e o projeto que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda.

Na bolsa brasileira os investidores devem ficar de olho nos papéis da Ambipar, que protagonizou o derretimento do ano nos últimos dias, em meio a notícias risco de crédito e recuperação judicial. Você pode acompanhar alguns fatos aqui.

A agenda empresarial será intensa com eventos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Sistema S, além de encontros sobre financiamento da Nova Indústria Brasil e sustentabilidade na pré-COP30.

Segunda-feira, 13 de outubro

O Banco Central do Brasil publica, às 8h, o Relatório Focus, que trará as novas projeções de mercado para inflação, PIB, câmbio e taxa Selic. O dado vem em um momento de reavaliação fiscal e de queda na confiança dos agentes econômicos.

O ministro da Fazenda, permanece em Brasília após cancelar a viagem a Washington, e deve se reunir com sua equipe para discutir alternativas à MP do IOF. O presidente participa em Roma da abertura do Fórum Mundial da Alimentação da FAO, onde também preside reuniões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

A CNI divulga o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de outubro às 14h e lança seu canal oficial no WhatsApp para comunicação direta com o setor produtivo.

Terça-feira, 14 de Outubro

O ministro da FAzenda fala na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado sobre o projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda. No mesmo dia, a Comissão Mista da MP do Plano Brasil Soberano deve receber o parecer do relator Fernando Farias (MDB-AL) sobre medidas de mitigação ao tarifaço dos EUA.

No Rio de Janeiro, o SENAI realiza fórum técnico-científico sobre estudos de impacto econômico, com participação do BNDES, Banco Mundial, MDIC, MCTI e Embrapii. Às 14h, o IEL divulga novas vagas do programa Inova Talentos.

Quarta-feira, 15 de Outubro

No Brasil, o IBGE divulga os dados de varejo restrito e ampliado de agosto, que podem confirmar a perda de fôlego da economia. Em Brasília, a CNI promove o seminário “Pré-COP30: O Papel do Setor Privado na Agenda de Clima”, com lançamento do estudo “Panorama da Infraestrutura — Região Norte”, que mapeia gargalos logísticos e energéticos.

Na política, o Senado avança na discussão da LDO de 2026, enquanto o presidente Davi Alcolumbre articula a votação dos vetos presidenciais para quinta-feira.

Quinta-feira, 16 de outubro

O IBC-Br de agosto será divulgado às 8h e deve apontar queda de 0,5% em relação ao mês anterior, reforçando a leitura de desaceleração da economia. O indicador servirá de base para revisões das projeções de PIB no Focus da próxima semana.

O IBC-Br é o indicador favorito do Banco Central sobre o PIB, e serve para ajudar na tomada de decisões sobre a taxa básica de juros. A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) será nos dias 4 e 5 de novembro.

A CNI, em parceria com o Sebrae, promove o webinar do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), explicando as novas linhas de financiamento da Nova Indústria Brasil (NIB).

Em Brasília, o Senado vota a LDO de 2026 e analisa os vetos do presidente à Lei Geral de Licenciamento Ambiental.

Sexta-feira, 17 de outubro

A semana termina com a divulgação do Informe Conjuntural da CNI, que apresentará as novas projeções para PIB, inflação, juros, câmbio e balança comercial de 2025.

No cenário político, o ministro Luís Roberto Barroso se despede do Supremo Tribunal Federal, abrindo espaço para nova indicação do Governo, enquanto a CPI do INSS retoma depoimentos sobre fraudes em consignados.