• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Marketing B2B ganha força e novas referências no Brasil

Especialistas analisam tendências, desafios e a evolução das estratégias entre empresas no país

O marketing B2B vive um momento de virada no Brasil. Em um cenário marcado por ciclos de vendas longos, tomada de decisão complexa e menor disponibilidade de bibliografia local, empresas têm buscado caminhos mais estratégicos e mais, colaborativos para profissionalizar suas práticas. A publicação “Jornada Marketing B2B”, lançada recentemente em São Paulo, surge como um marco dessa evolução ao reunir mais de 20 especialistas de segmentos como tecnologia, energia, educação e seguros.

Com curadoria de Simone Justinio, diretora de Marketing da Delfia, a obra busca suprir uma lacuna do mercado: a escassez de bibliografia nacional voltada ao B2B a partir de realidades brasileiras. “Acreditamos no poder do marketing B2B para transformar negócios e marcas, especialmente em segmentos que por muito tempo atuaram nos bastidores”, afirma Simone.

A Delfia também patrocina o projeto e reforça, com isso, sua aposta em inovação e maturidade digital no ecossistema corporativo. Ainda, a publicação aponta caminhos para empresas que buscam se adaptar às complexas jornadas de compra entre empresas, cenários nos quais decisões envolvem múltiplos stakeholders, ciclos longos e uso de canais digitais.

Especialistas internacionais reforçam essa urgência. A consultoria Gartner estima que, até 2025, cerca de 80% das interações de vendas entre empresas e clientes B2B vão ocorrer em canais digitais, refletindo a transformação do relacionamento corporativo para ambientes online. O livro aborda temas que ganharam protagonismo nas estratégias das empresas, como ABM, uso de inteligência artificial, storytelling, conteúdo focado em geração de demanda e a ascensão do branding no B2B, que antes era visto como secundário e hoje, crucial para diferenciação em mercados competitivos.

O B2B brasileiro realmente vive uma fase de profissionalização acelerada. Um exemplo é a estratégia desenvolvida pela Cadastra, empresa de serviços de tecnologia, comunicação e dados, para o Compra Agora durante a campanha de ‘Black Ofertas’, que multiplicou os cliques em 12 vezes com aumento superior a 1.100% em comparação ao ano anterior, demonstrando a força de uma abordagem alinhada às necessidades reais do varejo.

“Criamos uma estratégia para ampliar o alcance e a performance do marketplace, considerando todos os canais e pontos de contato da jornada de seus usuários. Com tomadas de decisão baseada em dados, temos fortalecido a presença da marca e construído um vínculo mais duradouro com o seu público”, pontua Adriana Campos, COO da Cadastra e CEO da Adtail.

Em um Brasil onde o marketing B2B ainda luta por maturidade e referências, “iniciativas como “Jornada Marketing B2B” ajudam a estabelecer bases mais sólidas para que o setor avance em maturidade com dados, protagonistas do mercado e cases que inspiram a próxima geração de estratégias corporativas” conclui Simone Justinio, da Delfia.