• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Guia da longevidade empresarial : 10 pilares para evitar que sua empresa feche antes dos 5 anos

Atenção à gestão financeira é um dos principais pontos para evitar a falência precoce do negócio

Ao mesmo tempo em que o Brasil bate recordes de empreendedorismo, o alto índice de empresas que fecham antes de completarem cinco anos de operação chama a atenção. Segundo o Sebrae, somente em 2024, foram abertos mais de 4,1 milhões de CNPJs, um acréscimo de 10% em relação ao ano anterior. Por outro lado, o histórico recente mostra que 29% não sobrevivem aos primeiros cinco anos.

Mas porque isso ocorre? Segundo o diretor executivo da Confirp Contabilidade, Richard Domingos, o planejamento, sobretudo financeiro, aparece em destaque. “A maioria dos negócios quebra por má gestão — não por ausência de oportunidade ou clientes. E, nesse ponto, o planejamento estratégico para abertura pode ser o diferencial entre o fracasso e a sobrevivência”, destaca.

O especialista elenca os principais pilares para uma abertura estruturada e uma gestão de longo prazo.

1. Planejamento e estudo de mercado

É preciso entender o setor em que se pretende atuar, estudar a concorrência, mapear o público-alvo e elaborar um plano de negócios.

2. Cálculo de custos e estrutura inicial

Liste todos os custos envolvidos para colocar a empresa em funcionamento, como despesas com registro, infraestrutura, pessoal, alvarás e equipamentos.

3. Reserva de capital ou crédito responsável

É natural que a empresa ainda não gere lucro nos primeiros meses. Por isso, ter uma reserva financeira ou acesso a crédito com boas condições pode garantir o fôlego necessário até que o negócio se estabilize.

4. Escolha do regime tributário ideal

Essa escolha impacta diretamente a carga de impostos e deve ser feita com orientação técnica para evitar problemas futuros com a Receita Federal.

5. Elaboração do contrato social com segurança

O contrato social define regras do jogo: capital social, responsabilidades dos sócios, divisão de lucros, entre outros.

6. Definição do ponto e estrutura operacional

Escolha o local de funcionamento de acordo com o público-alvo do seu negócio. Além disso, é preciso respeitar regras municipais e oferecer a estrutura necessária para operação, atentando-se também para questões como acessibilidade, logística e custo fixo.

7. Regularização documental e licenças

Cada cidade impõe exigências diferentes. Por isso, é importante ter atenção para evitar multas ou até mesmo a interdição da empresa.

8. Contratação de pessoal e gestão de equipe

Esse processo deve considerar não apenas habilidades técnicas, mas também o alinhamento com os valores da empresa, bem como o cuidado com a legislação trabalhista.

9. Suporte de uma contabilidade

Esse apoio auxiliará no cumprimento de obrigações legais e na manutenção do controle financeiro.

10. Estratégias de marketing e geração de demanda

É fundamental pensar na divulgação desde o início, com ações voltadas ao público ideal. Utilizar redes sociais, criar um site funcional, investir em anúncios e fidelizar consumidores é indispensável.