• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

INSS prorroga prazo para solicitar ressarcimento de aposentados

Beneficiários afetados com descontos indevidos poderão fazer a solicitação até o dia 20 de março

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) prorrogou o prazo para aqueles que precisam solicitar o ressarcimento de descontos indevidos de mensalidades associativas em seus benefícios.

Em entrevista à CNN, o presidente do INSS, Gilberto Waller, disse que a decisão ocorreu após uma paralização no sistema da Dataprev.

"Estava previsto para terminar em 14 de fevereiro para aposentados e pensionistas requererem a devolução. Tendo em vista que teremos uma paralisação no sistema da Dataprev, vamos prorrogar o prazo para solicitar o pagamento dos ressarcimentos até 20 de março", explicou.

De acordo com Waller, até a última sexta-feira (23), 6,2 milhões de pessoas já tinham aberto processo para reclamar de descontos indevidos e, até o momento, 4,2 milhões já fizeram a adesão do acordo.

"Já fizemos o pagamento de R$2,8 bilhões. Alguns ainda estão em trâmite e 800 mil pessoas estão aptas a fazer esse acordo, basta acessar o aplicativo ou ir aos Correios", continuou.

Ainda de acordo com ele, a parceria com a CGU (Controladoria-Geral da União) e com outras instituições de controle "é geral".

"Tratamos de descontos associativos como crédito consignado. Estamos encaminhando sempre aquilo que já foi pago, para que a CGU consiga executar suas tarefas. Já conseguimos bloquear valores de empresas fantasmas e empresas que fraudaram, já pedimos que a AGU bloqueie mais recursos", completou.

Veja como pedir o ressarcimento:

Aposentados e pensionistas afetados com descontos indevidos podem aderir ao acordo de ressarcimento proposto pelo governo.

Quem está apto a aderir ao plano de ressarcimento são beneficiários que fizeram a contestação dos descontos e não receberam resposta das entidades. É necessário aceitar a proposta pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios. A adesão é gratuita e não é preciso enviar documentos adicionais, segundo o governo.

Como aceitar o acordo pelo Meu INSS

Veja o passo a passo para aderir à proposta de ressarcimento dos valores no aplicativo Meu INSS:

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha;
  2. Selecione “Consultar Pedidos” e selecione “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um);
  3. Role a tela até o último comentário, leia com atenção e selecione “Sim” no campo “Aceito receber”;
  4. Selecione “Enviar”
  5. Após a adesão, o valor será depositado automaticamente na conta onde o aposentado ou pensionista já recebe o benefício previdenciário.