• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Mercado financeiro começa a ajustar estratégias à maior longevidade

O único segmento da população brasileira que continuará crescendo é o de 60 anos ou mais, afirma Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil

“O único segmento da população brasileira que continuará crescendo é o de 60 anos ou mais”, afirma Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC BR).

Diante desse panorama, o mercado financeiro precisará ajustar estratégias: com a criação de produtos de previdência mais flexíveis, aumento de aportes em saúde e tecnologia, revisão de planejamentos financeiros para períodos mais longos de aposentadoria, entre outras ações.

“A proporção de pessoas com 60 anos ou mais quase dobrou entre 2000 (8,7%) e 2023 (15,6%), e deve atingir 37,8% da população até 2070. A idade média da população também subiu de 28,3 anos em 2000 para 35,5 em 2023. A previsão é alcançar 48,4 em 2070”, informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),

O tema longevidade é objeto de uma nova pesquisa, já em curso, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) que irá sinalizar como o mercado financeiro se prepara para o envelhecimento da população.

Segundo a Anbima, a pesquisa é direcionada a profissionais das instituições associadas, especialmente àqueles que atuam em áreas estratégicas relacionadas ao tema da longevidade, como recursos humanos, produtos financeiros e gestão de riscos.

“A longevidade deixou de ser uma tendência futura e passou a influenciar decisões estratégicas do mercado hoje. Buscamos identificar tendências e como as instituições estão se adaptando a essa nova realidade”, afirmou Zeca Doherty, diretor-executivo da associação.

O objetivo da pesquisa é reunir diferentes visões do mercado para apoiar a reflexão sobre os rumos desse novo cenário. “Os resultados vão servir de base para aprofundar o debate ao longo de 2026, contribuindo para a discussão sobre bem-estar e segurança financeira em uma sociedade cada vez mais longeva”.