• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Como fortalecer a gestão de liquidez dos fundos

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais lançou nesta terça-feira, o Guia Técnico de Ferramentas de Gestão de Liquidez

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) lançou nesta terça-feira, o Guia Técnico de Ferramentas de Gestão de Liquidez. A publicação reúne orientações práticas e conceitos fundamentais para apoiar os gestores de recursos na adoção de instrumentos voltados ao fortalecimento da gestão de liquidez dos fundos de investimento.

A Anbima explica que o lançamento acompanha a evolução regulatória estabelecida pela Resolução CVM 175, que trouxe novas regras para esses instrumentos, aproximando a indústria de fundos brasileira das melhores práticas internacionais. Além disso, se insere no contexto das discussões promovidas pela Iosco (International Organization of Securities Commissions) sobre como aprimorar o gerenciamento dos riscos de liquidez em fundos abertos.

O guia detalha, em especial, o funcionamento do side pocket — mecanismo que permite a cisão da parcela ilíquida da carteira — e das barreiras ao resgate (gates), que limitam de forma parcial e temporária a capacidade do investidor resgatar seus recursos de um fundo. Essa pausa é importante, pois ajuda a preservar o valor do patrimônio do fundo em momentos de turbulência, evitando a liquidação forçada de ativos a preços desfavoráveis.

Para apoiar os gestores na implementação dessas ferramentas, o guia traz explicações detalhadas sobre o funcionamento do side pocket e das barreiras aos regastes, suas principais vantagens e desvantagens, além de exemplos de aplicação no mercado internacional. O material também aborda os aspectos regulatórios e autorregulatórios para a adoção desses instrumentos no Brasil e apresenta orientações práticas para o seu acionamento.

Outro destaque da publicação é um check-list prático para os gestores de recursos, que reúne pontos de atenção importantes a serem considerados na avaliação e no uso das ferramentas de gestão de liquidez. O ideal é que elas sejam definidas já na fase de estruturação do fundo.