• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Convenção Contábil de MG: “Somos uma peça fundamental na economia e nos negócios”, fala presidente Zulmir

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, participou, nesta quarta-feira (22), da cerimônia de abertura da Convenção de Contabilidade de Minas Gerais

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, participou, nesta quarta-feira (22), da cerimônia de abertura da Convenção de Contabilidade de Minas Gerais. O evento, que acontece até esta sexta-feira (24), marca a sua 13ª edição com o tema “A contabilidade como fator de crescimento na nova década: Tecnologia, comunicação, conexão, ética, mercado e as aplicabilidades contábeis na sustentabilidade e na gestão de pessoas e negócios”.

Breda iniciou o seu discurso parabenizando a organização do evento e saudando todos os profissionais contábeis, em especial, os do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) e de outros estados que participavam online. “Nós hoje representamos um sistema, coeso, unido e forte, que trabalha em benefício da nossa profissão contábil, disse”.

O presidente também celebrou o fato da Convenção começar na mesma data em que se comemora o Dia do Contador, 22 de setembro. Ele parabenizou os 52.715 profissionais da contabilidade e 8.780 empresários do ramo de Minas Gerais, destacando o quão essencial é a profissão. “[Vocês] fazem a economia do estado funcionar. São molas propulsoras do desenvolvimento econômico. [Nós, contadores] somos uma peça fundamental na economia e nos negócios. E, é isso que tem feito a nossa profissão se destacar cada vez mais. A pandemia veio para mostrar, mais uma vez, que o nosso trabalho é fundamental para o funcionamento das empresas, órgãos públicos e entidades do 3º setor. Ou seja, para o benefício de toda a sociedade”, frisou Breda.

A 13ª edição da Convenção também se destacou, por acontecer pela primeira vez no formato híbrido. Ou seja, presencialmente para apresentadores e virtualmente para os palestrantes e o público. Breda também louvou a escolha do tema do evento que destaca a sustentabilidade na aplicação do trabalho contábil.

“Esse tema já permeia as discussões globais e nacionais. Estamos participando para que a classe contábil se incorpore definitivamente dentro dessa nova tendência, que é o reconhecimento da necessidade de padrões da contabilidade para os processos de sustentabilidade das organizações em termos sociais, ambientais e de governança. Essa é a agenda do mundo econômico e, por consequência, a agenda do mundo contábil, da próxima década”, destacou o presidente.

Durante a abertura, a Presidente do CRCMG, Rosa Maria Abreu Barros reforçou o contexto da pandemia. Ela agradeceu o empenho de todos os colaboradores que ajudaram a concretizar o evento, especialmente, a equipe do Conselho regional mineiro, conselheiros e membros da comissões. Para ela, “a dedicação e o engajamento" foi o que permitiu a convenção acontecer, pela primeira vez, de forma virtual e altamente tecnológica.

“Diante desse cenário complexo foi preciso inovar. Inovar para evoluir. Espero que você [participante], de onde quer que você esteja, tenha uma experiência verdadeiramente rica, com mais conhecimento. Uma troca única de aprendizado com um incomparável crescimento profissional”, disse Rosa.

A contadora também reforçou a essencialidade do profissional da contabilidade, em particular dentro do contexto pandêmico. “Nós profissionais da contabilidade fomos chamados a mostrar toda a nossa resiliência, capacidade de adaptação e expertise técnica. Nunca a sociedade precisou tanto de nós e nunca houve resposta tão rápida também. O CRCMG tem imenso orgulho de vocês [contadores]”, enfatizou a presidente.

Rosa também pontuou que “o mundo sai completamente mudado nesta crise. [Assim,] o papel do profissional da contabilidade se transformou dentro das organizações. Cada vez mais a sociedade demonstra a sua percepção do quão essencial é o profissional da contabilidade para a ordem social”, finalizou.

Por fim, a presidente afirmou ser honra representar a classe contábil mineira nesse momento em que, mais do nunca, o papel dos contadores tem se transformado dentro das organizações. Ela desejou um bom evento a todos e disse que espera que a Convenção “possa levar oportunidade de desenvolvimento para os profissionais de Minas, do Brasil e do mundo”, concluiu.

Homenagem Mérito Contábil de Minas Gerais

Durante o evento, houve a entrega da medalha de mérito contábil de Minas Gerais, ao contador José Xavier Cunha. O profissional, que neste ano completou 50 anos de carreira, agradeceu e disse estar orgulhoso da premiação. Para ele, "o profissional da contabilidade precisa estar sempre em busca de capacitação técnica para melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade”. Cunha também dedicou o prêmio aos que o acompanharam ao longo de sua jornada, principalmente, à sua família.

Palestra Magna

A solenidade de abertura da Convenção contábil mineira contou com a palestra magna do digital influencer Thiago Nigro, idealizador do canal Primo Rico, nas redes sociais, e autor do livro “Do Mil ao Milhão”. Formado em Relações Públicas e especialista na área financeira, Niagro reforçou aos contadores a oportunidade de alcançarem clientes a partir de ações de marketing e relacionamento com o cliente.

O influenciador também reconheceu a importância dos profissionais contábeis e incentivou que as empresas busquem gerir a contabilidade com orientação. “Ninguém é bom em tudo o que faz. É necessário ter um foco, se não você não resolve nada. Quem dirá então a atividade de um contador”, contestou.

Niagro também reforçou que os contadores realizam os sonhos deles, com a realização dos sonhos de outras pessoas. Na prática, isso quer dizer que os escritórios de contabilidade querem o sucesso de seus clientes, para que dessa forma, obtenham a mesma consagração.

Evento

A XIII Convenção tem como objetivo convidar para uma reflexão sobre pacto global, uma iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. As palestras com foco no desenvolvimento profissional visam despertar o futuro e garantir a prosperidade e a valorização da profissão contábil.

O evento é uma realização do CRCMG, em parceria com o CFC, a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).