• Conheça nosso jeito de fazer contabilidade

    Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum sit amet maximus nisl. Aliquam eu metus elit. Suspendisse euismod efficitur augue sit amet varius. Nam euismod consectetur dolor et pellentesque. Ut scelerisque auctor nisl ac lacinia. Sed dictum tincidunt nunc, et rhoncus elit

    Entenda como fazemos...

Notícia

Melhora dos níveis de atividade já provocou retomada sustentada do emprego formal e informal

Nota Informativa da Secretaria de Política Econômica reúne dados que comprovam resgate firme da oferta de trabalho em 2021

ASecretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (SPE/ME) divulgou na quinta-feira (30/9) a Nota Informativa — Retomada do emprego formal e informal com a melhora da atividade. Uma das principais conclusões é que o avanço da vacinação tem contribuído de forma clara para a sustentação da retomada econômica após a fase crítica de impactos gerados pela pandemia do novo coronavírus. Em consequência, essa recuperação dos níveis de atividade está gerando resultados positivos consistentes para o mercado de trabalho. O estudo da SPE considera dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em um ano, considerando o trimestre móvel encerrado em julho de 2021, houve avanço significativo: mais de sete milhões de pessoas conseguiram ocupação no período.

A tendência de melhora tem se fortalecido nas últimas divulgações da Pnad, destaca a SPE. “A redução das restrições de isolamento e de mobilidade se reflete na recuperação dos setores mais afetados, como foi o caso do setor de serviços”, menciona a Nota Informativa. Conforme aponta o IBGE, em julho de 2021 o volume de serviços no Brasil avançou 1,1% ante junho, na série com ajuste sazonal, acumulando ganho de 5,8% nos últimos quatro meses. Com isso, o setor de serviços ficou 3,9% acima de fevereiro de 2020 e alcançou seu patamar mais elevado desde março de 2016.

“Tanto países desenvolvidos como economias emergentes têm apresentado expansão da atividade econômica à medida que há progresso na vacinação”, menciona a Nota Informativa. O texto ressalta que a vacinação tem contribuído para que sejam flexibilizadas as medidas de isolamento e distanciamento social, o que consequentemente amplia a mobilidade e o aquecimento da economia, em especial o setor de serviços, o mais afetado pela pandemia.

No mercado formal também estão se acumulando resultados positivos, destaca a SPE, remetendo a dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Somente em agosto, o Brasil criou mais de 372 mil novos postos de trabalho com carteira assinada. No acumulado de janeiro a agosto de 2021, o saldo é de mais de 2,2 milhões de novas vagas formais, aponta o Novo Caged.

Resiliência

A Nota Informativa da SPE destaca que um importante diferencial na crise causada pela pandemia do novo coronavírus é a maior resiliência do emprego formal. “Enquanto na recessão de 2014-16, houve retração do emprego formal, em termos interanuais, por mais de três anos, na crise de 2020, a queda ocorreu por 15 meses”, cita o estudo. A Secretaria alerta que uma parte dessa diferenciação se deve à implementação do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego (BEm), que limitou a queda dos empregos com carteira assinada.

O aumento dos níveis de ocupação está ocorrendo, portanto, nos setores formal e informal da economia, destaca a SPE. Conforme indica a Nota Informativa, essa melhora no cenário do mercado de trabalho representa reflexo direto da recuperação da atividade. A Secretaria destaca que, considerando a Pnad Contínua, o desemprego caiu a 13,7% da força de trabalho no trimestre móvel terminado em julho de 2021, o que representa recuo de 1 ponto porcentual em relação ao trimestre móvel anterior.

Ou seja, o país conseguiu, de um trimestre para outro, reduzir em quase 700 mil o número de desocupados. Tal movimento ocorreu devido ao aumento da população ocupada, que cresceu 3,6% em relação ao trimestre móvel anterior e 8,6% em 12 meses. Com isso, são mais 7 milhões de pessoas ocupadas no período de um ano.

“Com o avanço da vacinação e a reabertura da economia, a atividade econômica tem sido retomada e o setor de serviços tem ganhado força. Com isso, a taxa de ocupação se recupera e aumenta a força de trabalho, com geração de emprego e renda”, destaca a Nota Informativa da SPE.